Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A epoché, isto é, depois de suspender o juízo sobre tudo que não é apodítico nem incontrovertido até se conseguir encontrar “dados” que resistam aos reiterados assaltos da epoché. E os fenomenólogosencontram esse ponto de aproximação da époche é o resíduo fenomenológico, na consciência: a existência de consciência é imediatamente evidente.
A partir dessa evidencia, os fenomenólogos pretendemdescrever os modos típicos como as coisas e os fatos se apresentam a consciência. E esses modos típicos são precisamente as essência eidéticas.A fenomenologia não é ciência dos fatos, e sim dasessências .
A consciência é intencional, é sempre consciência de alguma coisa que se apresenta de modo típico: a analise desses modos típicos é precisamente a função do fenomenólogo, que se pergunta seindaga sobre a consciência transcendental entende por amor, percepção, religiosidade, justiça, simpatia e assim por diante.

Nesse ponto a fenomenologia poderia tomar duas direções, a dos significados doobjeto ou a essência do objeto, das instituições e dos valores são constituídos e postos pela consciência ou o olhar do teórico desinteressado os intui enquanto dados objetivos ?
Husserl, tomadopelo caminho do idealismo, estabeleceu como programa da fenomenologia o do retorno as próprias coisas, assim se encontrará com a realidade única que é a consciência: a consciência transcendental, queconstitui os significados das coisas, ações, instituições e do sentido do mundo.

A fenomenologia, portanto é a ciência dos modos típicos do parecer e manifestar-se doas fenômenos a consciência cujacaracterística fundamental é da intencionalidade. Com efeito, a consciência sempre esta ligada a alguma coisa, ela é consciência de algo. Quando eu percebo, recordo, imagino ou penso, eu percebo,recordo, imagino ou penso em alguma coisa. Por isso se pode ver, distinção entre sujeito e objeto e dada imediatamente sujeito e um eu capaz de atos de consciência como perceber. Já o objeto é o que se...
tracking img