Fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Discorra acerca da Fenomenologia situando sua origem, pensadores clássicos e o método husserliano com suas etapas.
A concepção de Fenomenologia que usamos hoje foi criada pelo filósofo russoEdmund Husserl. A Fenomenologia é o estudo ou a ciência do fenômeno. Como tudo que aparece é fenômeno, o domínio da fenomenologia é praticamente ilimitado e não poderíamos, pois, confiná-la numa ciênciaparticular. Contrariamente a todas as tendências no mundo intelectual de sua época, Husserl quis que a Filosofia tivesse as bases e condições de uma ciência rigorosa.
Outros pensadores daFenomenologia foram:
Martin Heidegger – discípulo de Husserl dedicou a ele sua obra fundamental “Ser e Tempo”, mas logo surgiram diferenças entre ele e o mestre.
Maurice Merleau-Ponty – importanterepresentante do Existencialismo na França foi ao mesmo tempo o mais importante fenomenólogo francês.
Jean-Paul Sartre – seguiu estritamente o pensamento de Husserl na análise da consciência em seus primeirostrabalhos.
Redução Eidética – Reconhecido o objeto ideal, o objeto da percepção, o passo seguinte é sua redução a ideia. Consiste na sua análise para encontrar o seu verdadeiro significado. Istoporque não podemos nos livrar da subjetividade e ver as coisas como são – o que é o real, uma vez que toda a experiência da consciência está envolvida no que é informado pelos sentidos e também como amente trata aquilo que é informado.
Redução Transcendental - Basicamente seria a redução fenomenológica aplicada ao próprio sujeito, que então se vê não como um ser real, empírico, mas como consciênciapura, transcendental, geradora de todo significado. Reflexão sobre as funções pelas quais as essências se tornam conscientes. Sob esse aspecto, a redução revela o Eu para o qual todas as coisas têmsentido.

2) Situe o Existencialismo apresentando um panorama geral sobre esta escola filosófica e seus principais expoentes.
O Existencialismo surgiu em meados do século XIX com o pensador...
tracking img