Felizmente ha luar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Felizmente Há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro


Contextualização

A história desta peça passa-se na época da revolução francesa de 1789.
As invasões francesas levaram Portugal à indecisão entre os aliados e os franceses. Para evitar a rendição, D. João V foge para o Brasil. Depois da primeira invasão, a corte pede auxilio a Inglaterra para reorganizar o exército. Estes enviam-nos ogeneral Beresford.
Luís de Sttau Monteiro denuncia a opressão vivida na época do regime salazarista através desta época particular da história. Assim, o recurso à distanciação histórica e à discrição das injustiças praticadas no inicio do século XIX, permitiu-lhe, também, colocar em destaque as injustiças do seu tempo, o abuso de poder do Estado Novo e as ameaças da PIDE, entre outras.

Caráterépico

Felizmente há luar é um drama narrativo, de caráter social, dentro dos princípios do teatro épico e inspirado na teoria marxista, que apela às reflexão, não só no quadro da representação, mas também na sociedade em que se insere.
De acordo com Brecht, Sttau Monteiro pretende representar o mundo e o homem em constante evolução de acordo com as relações sociais. Estas característicasafastam-se da conceção do teatro aristotélico que pretendia despertar emoções, levando o publico a identificar-se com o herói. O teatro moderno tem como preocupação fundamental levar os espectadores a pensar, a refletir sobre os acontecimentos passados e a tomar posição na sociedade em que se inserem. Surge, assim, a técnica do distanciamento que propõem um afastamento entre o ator e a personagem e entre oespectador e a história narrada, para que, de uma forma mais real e autêntica, possam fazer juízos de valor sobre o que se está a ser representado.
Desta forma, o teatro já não se destina a criar terror ou piedade, isto é, já não tem uma função purificadora, realizada através das emoções, tendo, então, uma capacidade crítica e analítica para quem o observa. Brecht pretendia substituir o“sentir” por “pensar”, levando o público a entender de forma clara a sua mensagem por meio de gestos, palavras, cenários, didascálicas e focos de luz.
Estes são, também, os objetivos de Sttau Monteiro, que evoca situações e personagens do passado (movimento liberal oitocentista), usando-as como pretexto para falar do presente (ditadura salazarista) e, assim, pôr em evidencia a luta do ser humano contra atirania, a opressão, a injustiça e todas as formas de perseguição.


 Objetivos (condensação do texto):
• Autorrepresentação das personagens e narrador
• Elementos técnicos não escondidos
• Muita luz (não há efeitos)
• Musica e cenários destroem a ilusão da realidade
• Efeito de conjunto (justaposição/montagem de episódios)
• História desenrola-se numa serie de situações separadas quecomeçam e acabam em si mesmas
• Teatro deve fazer pensar e não provocar sensações – distanciamento
• Intenção de critica social
• Conceção das personagens a partir da função social
• Vertente histórico-nararativa que impera


Paralelismo entre passado e as condições históricas dos anos 60: denúncia da violência

Século XIX – 1817 Século XX – anos 60
Agitação social que levou à revolta de1820 Agitação social: conspirações internas; principal erupção da guerra colonial
Regime absolutista e tirano Regime ditatorial salazarista
Classes hierarquizadas, dominantes, com medo de perder privilégios Classes exploradas; desigualdade entre abastados e pobres
Povo oprimido e resignado Povo reprimido e explorado
Miséria, medo, ignorância, obscurantismo mas “felizmente há luar” Miséria, medo,analfabetismo, obscurantismo mas crença nas mudanças
Luta contra a opressão do regime Luta contra o regime totalitário e ditatorial
Perseguições dos agentes de Beresford Perseguições da PIDE
Denuncias de Vicente, Andrade Corvo e Morais Sarmento Denuncias dos “bufos”
Censura à imprensa Censura total
Repressão dos conspiradores; execução sumaria e pena de morte Prisão; duras medidas de...
tracking img