Feitas para durar : mais do que lucros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

FEITAS PARA DURAR: CAPÍTULO 3
MAIS DO QUE LUCROS

Mogi das Cruzes, SP
2011
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Elaboração:
Miriam Castro Kamazaki RGM 11111503307
Daniela de Jesus Reis RGM 11111102847
Fernanda dos Santos RGM 11111103469
Cibele Maria de Lima RGM 11111103313
Augustoda Rocha Oliveira RGM 11111101084
Amanda de Cassia C. Gomes RGM 11111100815

FEITAS PARA DURAR: CAPÍTULO 3
MAIS DO QUE LUCROS

Profº Cláudio Hartman

Mogi das Cruzes,SP
2011
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 ....................................................................................................4

CAPÍTULO 1
Collins & Porras, autores do livro Feitas para Durarnos mostra claramente que uma pequena empresa pode transformar-se num império mesmo não tendo os lucros como seu principal objetivo e sim tendo em sua base os seus valores ou suas ideologias. Aborda a questão da Empresa Visionária que é líder em seu setor, possui vida longa e contribui com grande impacto no mundo a sua volta.
Para comprovar suas idéias, os autores selecionaram 18 empresas bemsucedidas, do qual as separou conforme se encaixavam na sua proposta: Empresas Visionárias e Não Visionárias
As empresas Não Visionárias ou empresas de comparação como os autores tratam no livro, tem como diferencial da empresa visionária o seu objetivo maior, que é o lucro acima de tudo. O seu foco é produzir, vender bastante e lucrar bastante. Em quase todos os casos, as organizações decomparação, não possuem valores nobres, ideologias ou metas sociais.
De acordo com os autores, uma empresa visionária, é aquela que na sua grande maioria ergueram-se não através de líderes carismáticos ou do lucro como objetivo principal, pelo contrário, é aquela que é pioneira em seu setor, bem sucedidas e que está ativa há muitos anos, mesmo que seus fundadores já não estejam presentes. Organizaçõesvisionárias visam primeiramente sua contribuição para com a sociedade, a marca que elas deixaram, e não especificamente o lucro, este é conseqüência de seus atos. Acreditam que valores e ideologias as possibilitaram de alcançar o sucesso. Entretanto este conjunto de valores, não segue uma linha ou uma corrente filosófica ou humanista necessariamente. Os valores centrais são compostos de acordo com arealidade de cada empresa. Para uma empresa visionária, o seu conjunto de valores permanecem inalterados por muitas décadas, é a razão de ser da empresa. Porém possui uma capacidade de se modernizar e acompanhar as novas tendências de forma brilhante, adaptando-se e organizando-se conforme a realidade de cada época.
Em nosso trabalho, iremos abordar o tema, Mais do que Lucros, onde os autoresapresentam a idéia de que ao contrário da maioria das empresas, a empresa visionária não tem como foco principal a lucratividade, é claro que este fator é importantíssimo para a sobrevivência da empresas, mas é apenas uma conseqüência, pois a busca é na verdade por algo mais amplo, como por exemplo o sentido da existência da organização.
A partir do problema proposto e dos conceitos trabalhados ametodologia utilizada é a revisão bibliográfica.

CAPÍTULO 2
O capítulo Mais do que Lucros, aborda o tema sobre as empresas visionárias que não aceitam escolher entre viver segundo seus valores ou serem pragmáticas. Elas buscam soluções pragmáticas e agem de acordo com seus valores centrais, sendo altamente idealistas e altamente lucrativas.
As empresas visionárias apresentaram indícios depossuírem uma ideologia central como força impulsionadora dominante, capaz de inspirar as pessoas que trabalham na empresa em direção à sua evolução, ou seja, para tais empresas, o lucro é apenas um meio que possibilita a ela atingir objetivos mais importantes. Em contraposição, as empresas de comparação mostraram-se mais voltadas para a obtenção de lucros como objetivo principal.
A nossa...
tracking img