Fayol x taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM PEDRO II
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DAVID DE SANTANA

TAYLOR X FAYOL

SALVADOR – BA
2012
Qual a diferença entre a teoria de Frederick Winslow Taylor eJules Henri Fayol ?

Henri Fayol teoria de gestão é um modelo simples de como a gestão interage com o pessoal. Teoria de Fayol de gestão abrange conceitos de uma forma ampla, de modo quase todo onegócio pode aplicar a sua teoria da gestão. Hoje, a comunidade empresarial considera a teoria clássica de Fayol gestão como um guia relevante para a produtividade pessoal de gestão.

A teoria da gestãode Henri Fayol inclui 14 princípios de gestão. A partir desses princípios, Fayol concluiu que a gestão deve interagir com o pessoal em cinco formas básicas, a fim de controlar e planejar a produção.1. Planejamento. Segundo a teoria de Fayol, a administração deve planejar e programar todas as partes de processos industriais.

2. Organizadora. Henri Fayol argumentou que, além de planear umprocesso de fabricação, a gerência deve também a certeza de todos os recursos necessários (matérias-primas, pessoal, etc) se reuniram no momento adequado da produção.

3. Comandando. Henri Fayolestados de gestão a teoria de que a gestão deve incentivar e atividade pessoal direta.

4. Coordenação. De acordo com a teoria de gestão de Henri Fayol, a administração deve ter certeza de que o pessoaltrabalha em conjunto de forma cooperativa.

5. Controlar. A actividade de gestão final, de acordo com Henri Fayol, é que o gestor para avaliar e assegurar que o pessoal seguir os comandos daadministração.

Taylor desenvolveu a sua teoria da "administração científica", como ele trabalhou sua maneira acima de um trabalhador a um gerente de obras em uma usina siderúrgica dos EUA.

De suasobservações, Taylor fez três pressupostos fundamentais sobre o comportamento humano no trabalho:

(1) O homem é um animal racional económico em causa com a maximização do seu ganho econômico;

(2)...
tracking img