Taylor x fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Científica x Teoria Clássica da Administração
A administração cientifica foi fundada por Frederick Winslow Taylor, Taylor nasceu e foi criado em uma família que tinha por base aeducação, disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Ele iniciou sua carreira como um simples operário ate se formar em engenheiro. Taylor começou a observar que os patrões tinham um sistema de pagamentopor peça fabricada ou por tarefa executada e os operários insatisfeitos por sua vez reduziam o ritmo de produção, diante da situação que afetava ambos os lados.
Taylor a ou por tarefa lor começou aestudar novos métodos que garantissem satisfação ao patrão e a empregado. Dai se originou a Administração Científica, Em 1903 Taylor publicou seu primeiro livro (shop management) que abordava técnicasde racionalização do trabalho do operário por meio de estudos do tempo e movimento. Começou a sua pesquisa observando a classe operaria analisando suas tarefas, formas de execução, Podendo assimaperfeiçoar os processos de trabalho e racionalização. Taylor percebeu em suas analises que o empregado que mesmo tendo a sua disposição equipamentos que lhe desse a vantagem de maior produção em vistade outros operários eles não faziam questão, pois a remuneração era a mesma dos que produziam menos.
Com essa pesquisa Taylor chegou à conclusão de que se o empregado tem uma motivação maior desalario ele tem por objetivo melhorar a sua produção trazendo assim para a empresa maior lucro.
No segundo livro de Taylor ele aborda a racionalização do trabalho operário a partir dai ele desenvolvemétodos sobre a administração geral, denominando a Administração Cientifica. Para Taylor a Administração se define em organização, planejamento, controle e execução. A racionalização de trabalho foi uma dasprincipais preocupações de Taylor em relação ao operário com isso ele desenvolveu divisão de trabalho, especialização, divisão de cargos e tarefas.
Henri Fayol foi fundador da Teoria Clássica da...
tracking img