Favelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAVELAS E URBANIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

Dentro dos limites da cidade podemos distinguir dois tipos de terrenos: Os que estão legalizados, pagam impostos e taxas e são reconhecidos oficialmente, adenominada "cidade formal", e os terrenos ilegais que são frutos de invasão ou posse, a cidade informal.

As favelas, na sua maioria surgidas no início do século, Brasil afora, são conseqüência doprocesso de desenvolvimento econômico e políticas de governo. Não são de forma alguma causa. Surgem como mecanismo de defesa e, de certo modo, contribuem para o estabelecimento e prosperidade docapitalismo.

Desde o seu nascimento a favela é uma forma encontrada pela capital de diminuir seus custos de produção. Qualquer terreno apresenta um custo para a cidade que é fruto da infra-estrutura que acidade oferece. Ruas pavimentadas, esgoto, luz, água, linhas telefônicas, transporte, enfim uma série de serviços que a cidade instala, mas que precisa cobrar. Dentro da cidade dependendo da quantidadede infra-estrutura disponível, uma certa taxa variável é cobrada do usuário ou dono. Poderíamos dizer que essa taxa está embutida, por exemplo, no item localização. O custo do terreno varia, ainda queapresentando mesma área e características, de acordo com os serviços vinculados a ele.

O custo que existe para o cidadão da cidade formal está embutido em todas as taxas que se paga, no preço doterreno e do imóvel e na localização. Por outro lado o morador da favela está isento das taxas legais, só pagando pelos serviços de que dispõem (água, luz) e se beneficia da localização do seu terreno,muitas vezes próxima ao mercado de trabalho, gratuitamente. Na sua utilização a habitação operária não é apenas um abrigo mas também um conjunto de equipamentos de infra-estrutura a elesvinculados."(BOLAFFI).

Por tais fatos as vilas operárias reduziam, e hoje as favelas reduzem, o custo de reprodução da força de trabalho e, consequentemente, o salário, aumentando o lucro do Capital.(BLAY)....
tracking img