Favelas

Páginas: 32 (7836 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Menú principal
Índice de Biblio 3W

Biblio 3W 
REVISTA BIBLIOGRÁFICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES 
(Serie  documental de Geo Crítica) 
Universidad de Barcelona  
ISSN: 1138-9796. Depósito Legal: B. 21.742-98  
Vol. XIV, nº 828, 25 de junio de 2009


FAVELAS NO RIO DE JANEIRO: NASCIMENTO, EXPANSÃO, REMOÇÃO E, AGORA, EXCLUSÃO ATRAVÉS DE MUROS
 
Alvaro Ferreira
Programa dePós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da PUC-Rio e Departamento de Geografia da UERJ-FEBF
alvaro_ferreira@puc-rio.br / alvaro.ferreira.geo@gmail.com

Favelas no Rio de Janeiro: nascimento, expansão, remoção e, agora, exclusão através de muros (Resumo)
Apresentamos brevemente o cenário de nascimento, expansão, políticas de remoção e terminamos enfocando a recente proposta de criaçãode muros para contenção do crescimento de favelas na cidade do Rio de Janeiro. Afirmamos também que o crescimento das favelas está relacionado ao aumento do trabalho informal, à contenção de gastos públicos e à especulação imobiliária.
Palavras-chave: favelas, Rio de Janeiro, exclusão, muros de contenção

Favelas in Rio de Janeiro: birth, growth, removal and now, exclusion through walls(Abstract)
We present briefly the scenario of birth, expansion, and removal policies of slums in Rio de Janeiro. Finally, we focus the recent proposal of building walls to contain the growth of slums in Rio de Janeiro. The growth of slums is related to increased unemployment, the containment of public spending and property speculation.
Keywords: slums, Rio de Janeiro, exclusion, containment walls

Sea imagem da metrópole no século XX era a dos arranha-céus e das oportunidades de emprego, ao redor do mundo é possível, atualmente, observarmos cenários de pobreza onde vive grande parte dos habitantes das grandes cidades do século XXI. Temos presenciado o crescimento cada vez maior do número de favelas em diversas partes do mundo; em todos os continentes. Os números impressionam e quandoexpostos, como feito por Mike Davis (2006), deixam atônitos até os menos envolvidos com a temática: tratam-se de aproximadamente 200 mil favelas existentes no planeta.
Esse crescimento está ligado a vários fatores, mas mencionaremos apenas alguns que, obviamente, estão interligados. A impiedosa especulação imobiliária é um dos fatores responsáveis pela expulsão de milhões de moradores pobres das cidadepara as periferias e para as favelas, sujeitando-os a inundações, deslizamentos e a todo tipo de risco que acabam sujeitos, levando a graves doenças, inclusive ligadas a falta de saneamento básico. Além disso, doenças praticamente banidas dos países centrais crescem vertiginosamente nessas áreas. Dados comprovam o crescimento exponencial de tuberculose dentre os habitantes das favelas. Em 2008,matéria publicada no Jornal do Brasil afirmava que a favela da Rocinha, localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, registrava a impressionante média de 55 casos mensais de tuberculose, ou seja, são 600 casos para cada 100 mil habitantes. A ausência de debates públicos quando se trata de crescimento tão elevado – a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável apenas cinco casos deincidência do Bacilo de Koch, causador da doença, para cada 100 mil habitantes – somente se explica por tratar de assolar a população mais pobre da cidade.
Outro ponto importante, inclusive explorado por Davis (2006), referir-se-ia ao papel do Estado, que tem se preocupado apenas com obras de embelezamento urbano e medidas remediadoras – que não resolvem os problemas – ao invés de desenvolverpolíticas de inclusão social, seja no que se refere a políticas de geração de empregos, seja em forma de políticas habitacionais ou no desenvolvimento de sistema de transportes coletivos eficientes. Maricato, no posfácio do livro de Davis (2006, p. 217), afirma que “o Brasil, por exemplo, cresceu 7 por cento ao ano de 1940 a 1970. Na década de 1980, cresceu 1,3 por cento, e na década de 1990, 2,1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Favelas
  • Favela
  • favelas
  • favelas
  • Favelas
  • Favelas
  • Favelas
  • Favela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!