Classe trabalhadora/previdencia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLAUDIA SUSANA Ferenz

5) Defina classe trabalhadora ou classe que vive do trabalho.
Segundo Antunes, há um processo de heterogeneização, fragmentação e complexificação da classe trabalhadoraatravés de um processo contraditório, onde por um lado há a redução do operário industrial e fabril, e , por outro, o aumento do subproletariado, precarização do trabalho assalariado, incorporação damulher, exclusão dos mais jovens e dos mais velhos no mercado do trabalho.
Em uma de suas obras, Antunes aborda elementos como trabalho produtivo e improdutivo, manual e intelectual, material eimaterial e outros aspectos que lhe permite recolocar e dar concretude á tese da centralidade da categoria trabalho na formação da sociedade contemporânea.
A classe trabalhadora, ou classe que vive dotrabalho, não se restringe ao trabalho manual direto, mas incorpora a totalidade do trabalho social, a totalidade do trabalho coletivo assalariado. Sendo o trabalhador produtivo, aquele que produzdiretamente a mais valia, participando do processo de valorização do capital, encontrando no proletariado industrial o seu núcleo principal.
A classe que vive do trabalho, engloba também ostrabalhadores improdutivos, aqueles cujas formas de trabalho são utilizadas como serviços, para uso público ou capitalista.

6) Quem é o segurado da Previdência Social?
É todo trabalhador que possui carteiraassinada, sendo automaticamente filiado á Previdência Social. Quem é autônomo deve se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.
São segurados da previdênciaSocial os empregados, empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Donas de casa e estudantes também podem se inscrever na previdência social,basta ter mais de 16 anos.
Os contribuintes individuais são os chamados autônomos, que trabalham por conta própria, sem vinculo empregatício.Podemos citar sacerdotes, motoristas de táxi, ambulantes,...
tracking img