Resumo do auto da barco do inferno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto da barca do inferno, por Gil Vicente
Essa peça mostra de forma clara a influência da Igreja Católica em meados da Idade Média, no cenário se encontram o Anjo, na barca que irá pra céu, e o Diabo, na barca que irá pro inferno, cada um deles decide quem irá ou não entrar em sua barca. O Diabo é muito receptivo, aceita todo mundo (menos o judeu, que após ser recusado pelas duas barcas, vaipara o inferno num barquinho puxado pela barca do diabo) e o anjo não é receptivo, chega até a ser arrogante, e não aceita que quase ninguém entre em sua barca, só entram Joane (o bobo, ou parvo) e os 4 cavaleiros, que cumpriram o seu dever em vida que era o de de morrer pela Igreja, de expandir a fé católica pelo mundo.
O primeiro a ser julgado é o Fidalgo, ele vem com um Pajem e trazendo umacadeira de espaldas (cadeira chique), antes que ele chegue, o Diabo manda o seu Companheiro do barco limpar tudo lá, para que eles possam receber bem os que chegarão, manda ele erguer bandeiras que “teria festa” . O Fidalgo chega e pergunta para onde aquela barca iria, o diabo responde que iria para a “Ilha Perdida” [inferno]. O Fidalgo querendo zombar do diabo pergunta se a senhora(Diabo) também iriapra lá, e também fala que aquela barca está parecendo um cortiço, e chega a perguntar que ele conseguia algum passageiro, por conta da situação da barca. O Fidalgo diz que deixou na outra vida pessoas que rezassem por ele, logo após o diabo zoa ele dizendo que ele viveu apenas a seu prazer, que fez tudo o que bem entendia, e que como ele ainda podia achar que alguém rezaria por ele, pede pra eleentrar que até o seu pai já tinha ido para o inferno. Fidalgo vai até a barca do anjo e implora por atenção, já que ninguém de lá de dentro o responde, e chega a xingar quem lá dentro estava, pelo fato de não o responderem, quando o Anjo aparece, o Fidalgo pergunta se aquela é a barca do paraíso, o Anjo responde de forma afirmativa e pergunta o que ele queria, o fidalgo exige que o Anjo o deixeentrar, já que ele era Fidalgo de solar (era rico e tinha uma familia importante). O Anjo se recusa a deixar ele entrar, diz que lá não entra tirania, e afirma que aquela barca era muito pequena para caber ele e tudo o que ele tinha. O Fidalgo se espanta e pergunta por que lá não havia tanta cortesia como havia na barca do inferno. O Anjo fala que o fidalgo não veio para entrar naquele návio, que eledeveria entrar no do diabo, pois lá caberia tudo o que ele trouxe, a cadeira, a roupa grande, teria espaço e iria confortável, que ele não entraria, por causa da tirania que exerceu, por se achar tão superior aos outros , e que agora ele iria sofrer por conta disso. Após ouvir as palavras do anjo, o Fidalgo diz querealmente merece ir para o inferno, e aceita entrar na barca, diz que passou a vidatoda gostando de ser adorado,e se perdeu nisso. O diabo o aceita e pede para que ele entre e reme com eles. O Fidalgo pede para que o diabo espere, que ele quer voltar a vida para ver a esposa dele, que está quase se matando por conta de sua morte, e o diabo ri e deixa claro que sua mulher o traia, e que todas as lágrimas que ela chorou foram falsas, já que ela teria ficado feliz com a morte doFidalgo, após dizer isso o diabo ordena que o Fidalgo entre e ele vai, e reclama que a barca é ardente. O DIABO NÃO PERMITE QUE A CADEIRA DO FIDALGO ENTRE NA BARCA, POIS ELA JÁ ESTEVE NA IGREJA, DIZ QUE LÁ NO INFERNO ELES LHE DARÃO OUTRA DE MARFIM, E ENFEITADA POR DORES.
O onzeiro (agiota) é o próximo a ser julgado. Ao chegar odiabo diz que o onzeiro havia demorado muito para vir, pois ele já eravelho. O onzeiro viveu a sua vida toda preocupado com o dinheiro, mas no final das contas acabou não lhe restando nada, o diabo manda ele entrar e ele diz que quer escolher em que barco ir, pergunta pra onde aquele barco vai, e o diabo diz que ele vai pra nde o onzeiro merece ir, pro inferno. O onzeiro se recusa a entrar lá e vai até a barca do Anjo. O onzeiro chega e diz que quer entra, que...
tracking img