Favelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.favelaeissoai.com.br/noticias.php?cod=14
A origem do nome Favela
As favelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas no Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra de Canudos. . A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, umaplanta típica da caatinga, extremamente resistente a seca. Os soldados ao retornarem ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outros desabrigados. A partir deste episódio, os morros recém-habitados ficaram conhecidos como favelas, em referência à “favela original”.
O poder público do Rio de Janeiro, só se preocupou com aforma de moradia instalada informalmente no ano de 1927, através de um plano urbanístico, o Plano Agache, que previa somente o embelezamento do local, e não previa a qualidade de vida dos morados tão pouco menos a inclusão social.
Em 1948, realizou-se o primeiro Censo nas favelas cariocas, e em um preconceituoso documento oficial dizia: “ Os pretos e pardos prevaleciam nas favelas por seremhereditariamente atrasados, desprovidos de ambição e mal ajustados às exigências modernas”.
Mesmo antes da origem do nome favela, estes locais já existiam na época dos escravos, que moravam em senzalas ou mocambos.

Hoje em dia as favelas fazem parte da realidade dos centros urbanos. Elas são mais comuns nas grandes cidades, mas estão também nos municípios interioranos e nos centros históricos. Sãochamadas de “morro”, a maioria delas se localiza em barrancos e áreas de risco. Em Belo Horizonte, por exemplo, tem 226 favelas.



A Capital das Minas e a Favela
Em Belo Horizonte, as favelas surgiram junto mesmo da cidade. Os operários que vieram construir a cidade, moravam em acampamentos, canteiros de obras, favelas, vilas, e aglomerados. Somente os operários que não eram funcionáriospúblicos ou comerciantes, não foram contemplados com seus lotes, sendo assim eles se organizavam no novo espaço, sempre com o sentimento de que ali seria provisório.
Algumas favelas mais antigas de Belo Horizonte cederam lugar a obras públicas. Locais que , hoje, são marco na paisagem urbana da cidade, como o Edifício JK e a própria Av. Afonso Pena. Às margens do Rio Arrudas, também era ocupada porfamílias, que que deixaram suas moradias para a construção da Via Expressa. Pessoas foram deslocadas das vilas São Paulo/Modelo, São Miguel/Vietnã, Maria Virgínia e Suzana, para que fosse construída a Linha Verde, em troca foram pagos 17 mil reais a cada família, sendo retiradas 957 pessoas. Mas esse valor não permitiam a eles à habitação em dentro da cidade, sendo assim, eles procuravam moradiasem lugares distantes, não ajudando muito por causa do gasto com transporte e perdendo as oportunidades de emprego.
A favela mais antiga da capital é a Pedreira Prado Lopes, localizada na Região Central, que começou como um acampamento e se tornou uma favela. Lembrando também do Aglomerado da Serra, que era uma reserva da Prefeitura de Belo Horizonte e foi destinada ao assentamento das famílias. OAglomerado Santa Lúcia conhecido também como Morro do Papagaio, está entre as áreas mais extensas.
Vamos dar o exemplo e falar um pouco sobre o Morro do Papagaio e a Pedreira Prado Lopes:

As lutas das comunidades de BH por melhorias e direito à posse da terra é marcada pela presença de alguns membros da Igreja Católica, parceiros de lideranças locais. Padre Piggi, Pároco da Paróquia do Bairro1º de maio, é um militante da defesa do direito à moradia e atuou em várias ocupações, dentre elas a do Conjunto Felicidade e a de uma pequena ocupação no Bairro 1º de Maio, na Vila, no local onde hoje fica a Rua dos Trabalhadores e a Rua Sebastião Correa. “Eram umas 100 famílias que agora estão todas tituladas. Chamei a ONG italiana AVSI – Associação Voluntária para o Serviço Internacional. A...
tracking img