Saude do trabalhador rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apoio:

Secretaria de Agricultura
Curso: CRIAÇÃO DE FRANGO CAIPIRA Instrutor: Julio César Zechinatto

Apoio:

Secretaria de Agricultura
CRIAÇÃO DE FRANGO CAIPIRA
1) Aves Mais Indicadas
O mercado de aves apresenta algumas linhagens para a criação de frangos caipira. A escolha da melhor linhagem deve levar em consideração o tipo de produção, ou seja, se as aves serão para corte oupostura. É importante considerar também o local e região da criação e verificar a adaptabilidade das aves a essa região. A escolha da linhagem também passa por uma análise de mercado. Conhecer a necessidade do mercado em que se está evita o investimento em uma linhagem pouco apreciada no mercado que se pretende atuar, o que pode resultar em prejuízo. As raças mais indicadas quanto à rusticidade,produção e manejo são: - Carijó (americana): Essa raça se destaca pela dupla aptidão – tem boa quantidade de carne e é também boa poedeira. - Rhode (amerciana): Excelente produtividade de ovos (260/ano), mas pouco apreciada para o corte. - Label Rouge (francesa): Conhecida como pescoço pelado, tem carne firme, menos tempo para o abate (80 a 90 dias), peso aproximado de 2.200Kg. - Índio: Apresentarusticidade e é considerada excelente para o corte. Tem uma agressividade mais acentuada, pois descende das raças usadas para rinha. - Índio Gigante: Excelente para o corte e também como poedeira, dentre as raças caipiras. Pode pesar 4 kg e medir 1 metro.

2) Sistema de Criação
Para a criação de galinhas caipira existem duas formas de criação: o extensivo e o semi-intensivo. Extensivo: É um sistema decriação tradicional, onde não existe nenhuma forma de controle. As principais características desse sistema são: - Aves criadas juntas de ambos os sexos e idade variada, sem controle produtivo, nutricional ou sanitário. - Alta mortalidade dos pintinhos, principalmente por predadores e doenças, pela dificuldade de controle esses pintinhos tem acesso aos adultos antes dos 30 dias facilitando acontaminação e a disseminação das doenças. - As próprias aves fazem o seu ninho ao ar livre. - Área livre de pastagem sem especificidade de pastagem. As aves comem o que estiver à vontade sem controle de qualidade e quantidade da alimentação.
BR – 050 Km 164 – Próximo ao Posto Caxuxa (Borgico) Telefones: (34) 3311-5252 - (34) 3311-5484 - (34) 9195-8525

2

Apoio:

Secretaria de Agricultura
Comoas aves alimentam-se por livre escolha, têm que “caçar” o que comer, isso auxilia no desgaste natural do bico. Difícil controle de natalidade e aproveitamento dos ovos, por estarem espalhados em ninhos, muitas vezes, desconhecidos.

Semi-Intensivo: Esse sistema é o mais indicado para quem deseja ter um plantel saudável, com controle sanitário, respeitando o espaço que a ave necessita para vivere desenvolver. Apesar da ave ter um pasto e uma área livre para circular, ele é delimitado e permite total controle produtivo, nutricional e sanitário. - O desenvolvimento apresenta fases distintas e separadas por idade e lote – inicial, crescimento/engorda, cria e recria. - Criação solta, ao ar livre, divido em piquetes. - Venda de ovos para consumo ou aproveitamento para o incubatório. -Controle sanitário - Vacinação - Ração balanceada até os 36 dias e controle nutricional nos piquetes. - O pasto pode ser formado em áreas específicas fechadas ou em piquetes rotacionados, escolhendo-se o melhor capim (rico em proteína).

3) Local e Instalação
O local para instalação do galpão do galinheiro deve ser seco livre de inundações, de preferência com proteção natural contra ventos fortes(como árvores, bambus), com facilidade de acesso a água e, no mínimo, a uma distância de 50 metros da residência. É fundamental ter cuidado com o fluxo de trânsito e de pessoas para evitar a contaminação e transmissão de doenças. Galpão: Seguem algumas informações importantes para a construção do galinheiro: - Local seco e ligeiramente inclinado para facilitar a limpeza e desinfecção. - Seguir a...
tracking img