Fmea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
NÚCLEO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- NPR
DISCIPLINA: MANUTENÇÕ INDUSTRIAL


ITALO NASCIMENTO SANTOS


CONSTRUÇÃO DO FMEA PARA UM CHUVEIRO ELÉTRICO




ITALO NASCIMENTO SANTOS


CONSTRUÇÃO DO FMEA PARA UM CHUVEIRO ELÉTRICO








Atividade apresentada ao núcleo de eng. Mecânica, na disciplinaManutenção Industrial para a obtenção de nota parcial e conclusão da mesma.



1. INTRODUÇÃO

Com a disputa acirrada das indústrias em geral, as empresas têm procurado melhorar continuamente a qualidade de seus produtos e processos, para atenderem requisitos de satisfação, garantir a necessidade de seus clientes, agregarem valor a seus produtos e adquiriremconhecimento. Por isso, é recomendável o uso da ferramenta (FMEA) Análise do Efeito do Modo de Falha ( Failure Modes and Effects Analysis), com ela é possível obter resultados muito satisfatórios como: elucidar os pontos duvidosos do projeto ou processo tornando possível evitar o surgimento de problemas potenciais, devido a participação de especialistas das partes envolvidas em todo projeto e processo.Um dos fatores mais importantes para implementação com sucesso de um programa de FMEA é o momento oportuno de sua execução. Para obter melhores resultados, o FMEA deve ser feito antes de um modo de falha de projeto ou processo ter sido incorporado ao produto ou processo.

2. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
3.1. HISTÓRIA DO CHUVEIRO ELÉTRICO

O banho étão antigo quanto a própria humanidade. Para muitas culturas a imersão em água é mais que um hábito de higiene - é um ritual de purificação, convívio e relaxamento.
Para que esse hábito saudável e prazeroso se tornasse o que é hoje, foram necessários grandes avanços tecnológicos em diversas áreas e muitos esforços de engenharia, principalmente com relação à distribuição da águapor sistemas de encanamento e ao desenvolvimento de sistemas de aquecimento da água.
Dois povos antigos prestaram grandes contribuições nesse sentido: egípcios e romanos. No Egito, por exemplo, foram encontrados tubos de cobre enterrados para o abastecimento e retirada de água de banheiros no palácio dos faraós. Na ilha de Creta, escavações no Palácio de Cnossos mostraram aexistência de uma rede de água e esgoto já no século 1000 AC. Também foram encontradas evidências de aparelhos sanitários, rede de água fria, rede de esgoto e até um sistema de aquecimento de água. É importante ressaltar que todas essas instalações eram reservadas apenas aos reis, sacerdotes e membros da corte.

Os romanos foram o povo da antiguidade que mais se importou emtransformar o banho num evento. Eles desenvolveram tecnologia e a aplicaram na construção de termas públicas onde qualquer cidadão podia desfrutar dos prazeres do banho. Existem registros de que, nessa época, já eram usados chuveiros nas saídas dos encanamentos que permitiam um banho semelhante ao que tomamos hoje.

3.2. FUNCIONAMENTO DE UM CHUVEIRO ELÉTRICO

O chuveiroelétrico, desde o início, era constituído de uma resistência feita de metais com alto ponto de fusão, como o níquel e o cromo - essa resistência aquece com a passagem da eletricidade e transmite calor à água por contato, ou seja, a água liberada pela torneira entra na caixa do chuveiro com muita pressão, como a água que molha a gente no banho sai com uma vazão menor, parte dela se acumula dentro dochuveiro. Assim, a água acumulada empurra o diafragma, peça que serve de apoio para alguns pontos de contato elétrico fazendo com que esse diagrama suba. Quando o diafragma sobe, esses pontos tocam nos contatos da parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia. Só aí a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro. Em contato com a resistência superaquecida, a água fria que se...
tracking img