Fatores projetuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores Projetuais

Vasconcelos, Aline; Scheffer, Ana Paula; Califante, Ariadner; Malabarba, Cauê; Santos, Carlos Diego; Lima, Maurício; Corrêa, Paula; Marini, Raquel; Graduandos; UniRitter Laureate International Universities.

Resumo
O objetivo desse trabalho é avaliar o entendimento dos Fatores Projetuais de Joaquim Redig e Luiz Vidal Negreiros Gomes, assim como a compreensão destasinformações. Avaliar se há dificuldade dos alunos do curso de Design do Centro Universitário Uniritter, Porto Alegre, em associar os nove Fatores em suas práticas projetuais e qual é o nível de conhecimento dos docentes para o ensino das diversas disciplinas que compõem o currículo. A metodologia utilizada foi o questionário qualitativo e referências bibliográficas. O resultado não se mostrousatisfatório devido à necessidade dos estudantes e professores¹ em aplicar e entender os Fatores Projetuais.

Palavras Chave: Fatores projetuais; Processo; Relação.













¹ Neste caso refere-se a alguns professores entrevistados que não utilizam a metodologia ou que não compreendem alguns dos fatores relacionados.

1. Estudo dos fatores projetuais
Abordar e analisar acompreensão de docentes e discentes do Centro Universitário UniRitter, sede Porto Alegre, do Curso de Design, acerca dos fatores projetuais descritos por REDIG (1977) e revisado por GOMES (2004), para saber qual é o nível de conhecimento e importância dos Fatores Projetuais. Existe a necessidade de os estudantes fazerem a relação entre estes fatores nas atividades de projeto, embora os fatores descritosanteriormente sejam abordados no currículo desde o primeiro semestre.
“O equacionamento entre eles só pode ocorrer se estes forem entendidos e se a relação existente entre os fatores e “o problema do projeto” for bem definida. Quanto mais bem definida as situações projetuais, têm-se problemas projetuais mais direcionados, uma boa definição vai implicar certamente em uma busca desoluções ou, gerando alternativas (BONSIEPE, 1984). Podemos verificar também que com situações mal elaboradas, haverá maior independência no desenvolver do projeto, o que não é essencialmente positivo. Analisa-se que da mesma forma que os problemas no design de produto são diversos, deverá diversificar as maneiras de como serão retratados aos designers, o que mostra a capacidade que o profissionaldeverá ter para dispor-se nas questões dos seus projetos. Assim, o equacionamento entre os fatores também será ajustado com o problema.
Os seis conceitos estabelecidos por REDIG (1977) estão ligados com a atividade projetada e estendem-se em outros conceitos que fazem parte da atividade projetual: homem (usuário, necessidade, sociedade); forma (percepção visual, estética,informação); utilidade (funcionalidade, uso, comunicação); indústria (seriação, máquina, tecnologia); custo (racionalização, produtividade, economia); ambiente ______________________________________________________________________________
² Equacionamento: Estudo dos Fatores Projetuais, pôr em equação, achar uma solução.
(sistema, harmonia, recursos naturais). Assim, observamos que o profissional antesmesmo de desenhar já possui uma série de critérios que o uso de metodologia indica.
Desenho Industrial
O desenho industrial, pela sua essência, situa-se na área das atividades projetuais, responsabilizando-se, em parte, pelo desenvolvimento da cultura material por meio do projeto de produtos industriais. Primeiramente faz-se necessário uma definição de termos pelos quais a profissão serádenominada no decorrer do projeto. Para conceituar o Desenho Industrial, pode-se tomar como base a definição de REDIG (1977), transportando-se para o contexto sócio-tecnológico atual. Assim, os Fatores Projetuais no curso de Design têm como objetivo demonstrar a natureza do processo projetual, o que implica em “equacionamento simultâneo de fatores” (REDIG, 1977). Os Fatores Projetuais são: Fatores...
tracking img