Fator projetual - tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATOR PROJETUAL - TECNOLOGIA

Silvana dos Santos Ramos

Definição da Nomenclatura do Design

Segundo Redig há um problema na tradução da nomenclatura design. A palavra, perante a sociedade é vista de várias formas, e o nome traz problemas de imprecisão do seu significado.
O autor define alguns parâmetros nas primeiras paginas do seu livro para entender o termo design: desenho industrialnão é industrial design, desenho não é design, desenho é uma técnica de representação, design é uma atividade que usa esta técnica, desenho indica um objeto e design indica um objetivo.
Ao longo do tempo houve a necessidade de organizar o pensamento sobre o design no Brasil. Inicialmente, nos anos 60, usou-se o tripé que em se apoiava a atividade do design, a partir dos princípios clássicos ”formae função” acrescentando à econômica. Com o passar dos anos este principio agregou outros conceitos, como homem, indústria e ambiente, estendo função para utilidade, e objetivando o termo economia para custo.
Redig (2005, p .17) explica que para entender melhor os conceitos do design houve uns desdobramentos paralelos:
Homem, usuário, necessidade, sociedade,
Forma, percepção visual, estética,informação
Utilidade, funcionalidade, uso, comunicação,
Industria, seriação, máquina, tecnologia,
Custo, racionalização, produtividade, economia,
Ambiente, sistema, harmonia, recursos naturais. 
 
De acordo com Redig, no design, o homem é um usuário, e os produtos, visam atender as necessidades do homem, que é parte de uma sociedade. A forma é o meio de expressão do designer, determina aestética no design e transmite informação, e o homem entra em contato com a forma através da percepção visual.
O designer procura produzir algo útil para a sociedade. No conceito de utilidade há várias implicações, como a funcionalidade do produto, que pode ser de uso físico ou comunicação. Na indústria, o design pode atender simultaneamente ao volume de necessidades dos usurários, a seriaçãodeterminada pela indústria coloca o designer como planejador da produção, é a máquina é o instrumento final de trabalho do designer. Para o design, indústria é tecnologia.
Com relação ao custo, é a racionalização da produção, um parâmetro constante para a orientação do design, que reflete na produtividade, o custo é economia. Os produtos produzidos integram ao ambiente físico do homem de umasociedade industrial. Para o design, ambiente é um sistema de produtos integrados entre si e em seu espaço de uso, fator que também pode determinar a harmonia do ambiente.

Definição do Fator tecnológico – Conceito estrutural
 
Conforme Regid (2005, p. 32) o fator tecnológicos refere-se à indústria, seriação, máquina, tecnologia – acesso a toda a população, uso de mão de obra, criação, tecnologia.Através da indústria o design pode atender as necessidades dos usuários.
A seriação dos produtos surgiu na Europa, inicialmente no século XIX, e com o passar dos anos ampliou-se em todo mundo. Surgiu com a necessidade de suprir a demanda de produtos gerados pelo crescimento da população. Neste contexto nasce a o desenho industrial como solução dos problemas gerados da produção mecanizada e emsérie. O papel do designer na indústria é de planejador da produção.
Além do desenho o designer necessita entender o processo de produção para conceber a idéia esboçada. O conhecimento da manipulação da máquina amplia a criatividade do designer.
“A tecnologia pode ser considerada como o conjunto de conhecimentos técnicos necessários ao acionamento de determinado processo produtivo. Admitindoque processos produtivos geram processos culturais, considerando tecnologia como um dado cultural.
Se o designer não é especialista em produtos, funções ou técnicas especificas (porque se dirige a todas as necessidades do usuário) isso por outro lado não exige dele múltiplos conhecimentos técnicos, como parece, mas exige apenas conhecimentos daquilo comum a todas as técnicas ou seja, a própria...
tracking img