Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Geral – Émile Durkheim e Karl Marx.

-> Émile Durkheim (1858-1917)
Ainda que Durkheim tenha valido de aspectos do trabalho de Comte, na sua opinião, Comte não tinha cumprido seu programa com sucesso – estabelecer a sociologia numa base científica.
Acreditava que precisamos estudar a vida social com a mesma objetividade com que os cientistas estudam o mundo natural. Seu famosoprincípio da sociologia era “Estude fatos sociais como coisas”, ou seja, a vida social pode ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou adventos da natureza.
Três dos principais temas que tratou foram: importância da sociologia como uma ciência empírica; a ascensão do indivíduo; e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral na sociedade.
Na visãoDurkheimiana a sociedade é um organismo composto de várias partes integrantes funcionando em harmonia. Um problema em uma das partes acarretaria problemas nas demais. Por conta disso, sua sociologia é conhecida como sociologia da integração.
Segue a linha funcionalista, uma vez que não enfoca o todo, mas as partes. A sociedade deveria ser estável, pronta, organizada e que evitasse mudanças, que se casoocorressem, deveriam ser de forma organizada. As pessoas deveriam seguir o que vem sendo imposto, sem tentar questionar ou sugerir mudanças. Desta forma, estaria estabelecida a ordem, a qual é fundamental para o convívio social.
Durkheim vê o individualismo como algo positivo, fortalecedor social, pois amplia a necessidade de tarefas.
Para ele, a principal preocupação intelectual da sociologia é oestudo de fatos sociais. Em vez de aplicar métodos sociológicos para o estudo de indivíduos, os sociólogos devem examinar os fatos sociais – os aspectos da vida social que modelam nossas ações como indivíduos, tais como o estado da economia ou a influência da religião. Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo. São as regras que já existem quando nascemos, os fatos na sociedade que aprendemos aseguir, respeitar, sem criticar nem contestar. Outro atributo aos fatos sociais é que eles possuem um poder coercitivo sobre os indivíduos, que acabam seguindo as regras impostas por saber que precisam da ordem.
Os fatos sociais podem forçar a ação humana numa diversidade de maneiras, indo da punição absoluta (no caso de um crime, por exemplo) à rejeição social (no caso de um comportamentoinaceitável) e a simples incompreensão (no caso de uso inapropriado da língua).
Um fato social seria normal quando ocorresse para a maioria da sociedade, sendo comum a todos.
O próprio Durkheim admitiu que os fatos sociais são difíceis de se estudar por não poderem ser observados diretamente. Suas propriedades devem ser observadas indiretamente através da análise de seus efeitos ou ao considerartentativas de dar-lhes expressão, como leis, textos religiosos ou normas escritas de conduta. É importante abandonar preceitos e ideologia. Uma postura científica requer mente aberta à evidência dos sentidos e livre de ideias preconcebidas que vêm de fora.
O funcionalismo, ao analisar qualquer elemento de um sistema social, procura saber de que maneira este elemento se relaciona com os outros domesmo sistema social, para daí tirar as consequências que interferem no sistema, provocando sua disfunção, ou, por outro lado, contribuem para sua manutenção, sendo, portanto, funcionais.
Durkheim estava preocupado com as mudanças que transformavam a sociedade durante o período de sua vida. Ele estava particularmente interessado na solidariedade social e moral – o que segura a sociedade unida e amantém afastada de descer ao caos. A solidariedade é mantida quando os indivíduos são integrados com sucesso em grupos sociais e regulados por uma gama de valores e costumes compartilhados. É a base da vida social.
Foram contrastadas dois tipos de solidariedade: Mecânica e Orgânica. Para facilitar o entendimento destas, primeiramente vamos definir os termos de consciência individual e coletiva....
tracking img