Guia projetual em design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUIA METODOLÓGICO PROJETUAL EM DESIGN: UMA PROPOSTA RELEXIVA ALIADA ÀS POTENCIALIDADES E CAPACIDADES NECESSÁRIAS

METHODOLOGICAL GUIDE IN DESIGN PROJECT: A REFLEXIVE PROPOSAL ALLIED TO HTE POTENCIAL AND CAPACITIES NEEDED

Natalia Isaia da Costa[1]
Simone Melo da Rosa[2]

RESUMO
Este artigo apresenta uma proposta metodológica reflexiva criada com o objetivo de auxiliar os alunos de Designem sua iniciação projetual, a qual perpassa da constatação da necessidade até os quesitos necessários para a colocação do produto no mercado, demarcando um alinhamento com a preocupação ambiental desde o início do projeto, salientando também a expressão gráfica como necessária no processo criativo explorada como uma linguagem imprescindível. Evidencia-se a importância de se despertar ascompetências necessárias para o desenvolvimento de projetos futuros de maneira autônoma, abrangente e consciente das necessidades ambientais, sociais, técnicas e expressivas.

PALAVRAS-CHAVE
Design, guia metodológico, autonomia projetual, competências projetuais, expressão gráfica, meio ambiente.

ABSTRACT
This article presents a methodology proposal reflexive created with the objective of assistingthe Design students in their early projetual, which contains the finding of necessity until the questions needed to place the product on the market, demarcando an alignment with the environmental concern since the projetual beginning, stressing also the expression graphics as needed in the process projetual, operated as an essential language. There is the importance of awakening the skills necessaryfor the development of future project on a standalone, comprehensive and aware of environmental needs, social, technical and expressive.


KEYWORDS

Design, methodological guide, projetual autonomy, Project competences , graphic expression , environment.



1 INTRODUÇÃO

Inicia-se desmistificando o que seria o papel do método projetual[3], pois, não se trata da transmissão demodelos, tampouco receita ou guia de procedimentos. Parte-se do pressuposto de que os métodos adaptam-se a cada projeto desenvolvido, depende do corpo teórico a que relaciona, conforme argumenta Bomfim (1997). Deste modo, consciente de que metodologia projetual não deve ser encarada como uma receita é oferecida uma possibilidade de reflexão para os alunos iniciantes na área de Design. Tendo em vistaque o ato de projetar não é uma ação habitual preparada no ensino fundamental e médio[4], os alunos ingressos em cursos de Design possuem, em sua maioria, pouca habilidade motora e capacidade perceptiva. Tal proposta tem a intenção de capacitar o aluno na reconstrução de competências e habilidades e na construção de uma autonomia projetual consciente, sendo, deste modo, aplicado nas primeirasexperiências práticas projetuais, como um norteador. Esta proposta metodológica com fim reflexivo recebeu contribuição do professor Elbrio Martins Rodrigues e foi aprimorada a partir da sua utilização no componente curricular Projeto de Produto I[5] e no Núcleo de Design de Produto[6] - NDP da Universidade Regional do Noroeste do Estado – UNIJUÍ, desde 2007.


Existem muitos autores queoferecem guias metodológicos como sugestões, na construção de conhecimentos necessários no ato de projetar. Mas, questionam-se quais as competências e habilidades necessárias ao designer para torná-los autônomos e aptos a projetar produtos inovadores e sem custos ao meio ambiente. Com esta proposta procurou-se abordar as questões pertinentes ao projeto atingindo as deficiências freqüentes dos alunosnos componente iniciais de projeto em cursos de Design. Para a elaboração desta proposta consideram-se, inicialmente, as competências necessárias ao designer, demonstradas por Matté (2002) na figura 1.

[pic]

Figura1. Competências necessárias ao designer (Matté, 2002, p.46).

A proposta metodológica, aqui apresentada, além de considerar as competências acima propostas, destaca...
tracking img