Fatores essenciais para o sucesso dos projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores essenciais para o sucesso dos projetos
A partir da experiência de diversos gerentes no trabalho com projetos, identificou-se que certos fatores essenciais podem ser descobertos entre a mágica e o mistério de projetos bem-sucedidos. Aqui eles estão resumidos em cinco fatores essenciais ao sucesso de um projeto.
Para ser bem-sucedido, um projeto precisa ter:
1. Acordo entre a equipe doprojeto, o cliente e a gerência com relação aos objetivos do projeto. “Objetivos devem ser claros.”
- Até parece que isso é alguma novidade, você deve estar pensando.
- A importância de se ter objetivos claros parece tão óbvia que é quase vergonhoso mencioná-la. Ainda assim, milhares de projetos, neste momento, não têm seus objetivos claros, e os resultados dessa confusão podem ser devastadores.O Relatório Chaos, que será comentado posteriormente, cita que este item é um dos três fatores que contribuem para um projeto ser bem-sucedido. No decorrer deste
Curso 1 - Como trabalhar com projetos?
– 27 –
treinamento, discutiremos algumas técnicas que esclarecem quais são os objetivos e como esses podem ser bem definidos e compreensíveis.
2. Um plano mostrando um caminho geral e asresponsabilidades claras, que será usado para medir o progresso durante o projeto.
Como cada projeto é único, o melhor modo de entendê-lo e executá-lo eficientemente é através do planejamento. Um bom plano não só define quem é responsável pelo que deve ser feito e quando, mas também o que é possível fazer. Contém detalhes para estimar pessoas, dinheiro, equipamentos e materiais necessários para que sefaça um bom trabalho. E como o planejamento é a base da medida de progresso, também pode atuar como um sistema de alerta antecipado de tarefas que estejam atrasadas ou acima do orçamento.
3. Comunicação constante e efetiva entre todos os envolvidos no projeto.
As pessoas – e não os planos ou softwares – completam os projetos. Um projeto bem-sucedido é resultado de pessoas que concordam comobjetivos e depois os alcançam. Do conceito à implementação, o sucesso depende da habilidade de se chegar a acordos, coordenar as atividades, reconhecer e solucionar os problemas e reagir às mudanças. Todas essas coisas requerem que as pessoas se comuniquem bem. Todos exemplos que abordamos ao longo deste curso utilizam técnicas de comunicação criadas para melhorar o modo de transmitirmos informaçõesimportantes sobre o projeto.
4. Escopo controlado. O sucesso está nos olhos de quem o vê. Por isso, desde o começo, um bom gerente de projeto se certificará de que todas as pessoas envolvidas entendam exatamente o que pode ser obtido dentro de um dado período de tempo e orçamento. Isto é denominado “gerenciamento das expectativas das partes envolvidas” e é uma tarefa importante que perdura por todoo projeto, especialmente se houver mudanças. As partes envolvidas precisam não só concordar com o escopo original do projeto, mas também compreender qualquer mudança deste escopo e as conseqüências que ela trará.
5. Apoio ao gerenciamento. Os gerentes de projeto raramente têm uma autoridade formal suficiente para tomar todas as decisões e ações necessárias para conduzir o projeto. Asorganizações confiam em pessoas que têm papéis tradicionais de gerenciamento para fornecer pessoas e equipamentos, tomar decisões e remover obstáculos da estrutura organizacional. Até mesmo os gerentes de projeto entusiasmados, criativos e motivadores terão seus tropeços se não for designada a eles autoridade necessária para agirem.
Todos os envolvidos no projeto devem ter conhecimento e reconhecer aautoridade do gerente de projetos, que deve ser formalizada antes mesmo de iniciar o planejamento do mesmo. Longe de ser um mistério, esses cinco fatores essenciais podem ser alcançados através do uso persistente e minucioso das boas práticas de gerenciamento de projetos. As boas práticas englobam as habilidades políticas e interpessoais, a tomada de decisões inteligentes quando as informações não...
tracking img