Lfg - gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES













MBA em Gestão de Projetos





Disciplina:
Gerenciamento de Projetos

Avaliação a Distância










Aluno: Ricardo Ferreira Volpe
Turma GPROJ-3
Polo - Marabá





Introdução

Afinal, quais as habilidades necessárias para que um gerente de projetos tenha sucesso?Sabemos que ao gerenciar as necessidades do projeto, o gerente de projetos deve administrar os três fatores principais, que são o custo, o tempo (prazo) e o escopo. Estes três fatores influenciam diretamente os resultados do projeto, inclusive com relação à qualidade. Ao alterar um destes fatores, algum outro será afetado.



















Fig 1.1 –Tripé do Gerenciamento de Projetos – Custo, tempo e Escopo


A necessidade de mudança na forma de condução dos negócios imposta pela crescente competitividade entre as empresas, aponta o gerenciamento de projeto como uma forma de administração de negócios capaz de integrar esforços complexos, reduzir burocracias e viabilizar a implementação de estratégia que permita a sobrevivência de umaempresa neste ambiente. A performance do gerente de projetos, como principal responsável pelo resultado do projeto, assume, dentro desse contexto, uma importância fundamental para o sucesso das organizações. Entretanto, para a obtenção de sucesso em um empreendimento, é necessário que o gerente de projetos possua algumas habilidades, conhecimentos e a atitudes específicas para o bom desempenhodesta atividade.






Desenvolvimento


Um fator de grande importância no gerenciamento de projetos é forma na qual o gerente se relaciona com os diferentes públicos. Pode-se dividir em dois grandes grupos de relacionamentos, igualmente importantes: internos e externos à organização.


Os relacionamentos internos à organização são subdivididos entre:


- Aequipe de trabalho – estes relacionamentos afetam desde a escolha dos participantes até a obtenção dos resultados esperados. Existe uma preocupação, por parte dos profissionais, em desenvolver junto à equipe conceitos, como: coesão, comunicação, motivação e clarificação de papéis. Esses papéis são bastante destacados na literatura, como essenciais ao bom desempenho da equipe de trabalho.


-A alta administração – a habilidade no relacionamento com a alta administração é fundamental no apoio e suporte às necessidades que poderão provocar, se não atendidos o surgimento de barreiras internas onde se criam impasses envolvendo outras áreas da empresa, ou a tomada de decisões que, eventualmente, afetarão de forma direta as estratégias adotadas pela empresa.


- Áreas distintasda organização – a obtenção de recursos e facilidades envolvendo áreas internas à organização e a outros projetos deve ser uma preocupação constante para o Gerente.


Os relacionamentos externos referem-se aos relacionamentos com:


- Clientes - um bom relacionamento com o cliente pode render algumas facilidades junto a ele, na transposição de possíveis barreiras ou, no mínimo,evitar a criação de outras barreiras possíveis de surgimento à luz do contrato.


- Fornecedores – um bom relacionamento com os fornecedores, facilita o trabalho em parceria, que pode gerar ganhos de tempo e antecipação de possíveis problemas com fornecimentos que comprometam o prazo estipulado para o projeto.


A segunda habilidade é a capacidade de organização. Esta habilidadeé essencial para o planejamento e controle do projeto, caso essa habilidade não faça parte do perfil do gerente de projetos, ele deverá adquiri-la. Um bom planejamento e controle das atividades do projeto permitem a previsão e prevenção de problemas relacionados ao orçamento, custo, prazo, à qualidade, dentre outros.
Para ajudar na organização e no controle do projeto, alguns gerentes...
tracking img