Resenha kerzner cap 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Catarina Duarte dos Santos
RESENHA: GERENCIAMENTO DE PROJETOS
CAPITULO 2

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

KERZNER, H. “Gerenciamento de Projetos: Uma abordagem sistêmica para planejamento,programação e controle.” São Paulo: Blicher, 2011 – Capítulo 2.


2 RESENHA

O autor inicia o capítulo abordando o crescimento e desenvolvimento do gerenciamento de projetos como consequência natural dagestão sistêmica. Descreve a teoria geral de sistemas e afirma que o gerenciamento de projetos é uma técnica de administração com base na gestão sistêmica aplicada.
Após um levantamento histórico dogerenciamento de projetos, o autor descreve o desenvolvimento deste tema e suas características ao longo dos anos como: reestruturação da administração organizacional, superação de obstáculos nogerenciamento de projetos e percepção da organização com relação à necessidade de implantação do gerenciamento de projetos.
Percebe-se que a partir do momento que a organização toma conhecimento de que ogerenciamento de projetos é essencial para sua sobrevivência, começa-se a estruturar uma metodologia, avaliando-se as fases do ciclo de vida e maturidade dos projetos. Isso tem início após aaceitação e entendimento dos executivos da real importância deste tema e dos impactos positivos que o gerenciamento de projetos proporciona à organização.
O autor enfatiza que para atingir a excelência nogerenciamento de projetos, a organização deve passar por um processo de implantação bem sucedido, levando em consideração o impacto que alguns fatores específicos e a resistência à mudança podem gerarpara atingir esta excelência.
Definindo a palavra “sistemas”, chega-se a definição de programas, que podem ser entendidos como “esforços planejados em fases de tempo”(KERZNER,2011,p.38). O quediferencia programa de projeto é sua continuidade, entendendo-se que programas são mais contínuos que projetos.
O autor afirma que os projetos são classificados em algumas categorias e o gerente de...
tracking img