Ocitocina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocitocina e a Operação Cesariana

São Paulo
2011



SUMÁRIO

1. Introdução..........................................................................................

2. Metodologia.......................................................................................

3. Resultado e discussão........................................................................4. Conclusão..........................................................................................

5. Referências Bibliográficas ................................................................



1. INTRODUÇÃO
Ocitocina é um hormônio que é produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise. A função da ocitocina é fazer as contrações da musculatura lisa do útero etambém é associada à produção de leite, muito usada nos casos de parto, tanto do parto natural, como na cesariana. Quando é aplicada no momento do parto, pode ser aplicada sozinha ou em combinação com outras substâncias. Ela age nas rupturas das membranas, nas condições do colo, na idade gestacional e apresentação fetal. A ocitocina pode ser aplicada também antes do parto nos últimos meses de gestação,pois muitas vezes o nosso organismo não produz o suficiente para que o parto seja bem sucedido. No inicio da gravidez não utilizamos esse hormônio devido a falta dos receptores dele no útero.

2. METODOLOGIA
Em um estudo realizado no banco de dados do Lilacs/Scielo em busca de um maior conhecimento sobre a ocitocina, sobre se ainda sua utilização é recomendada. Utilizando de descritorescomo “ocitocina”, “ocitocina na gestação” dentre outros, podemos observar que encontramos vários estudos nos descrevendo sobre o papel da ocitocina em diversas áreas de métodos de farmacológicos, dando prioridade a artigos recentes, restringindo- se a artigos em inglês, português e espanhol.
Dentre os diversos artigos pesquisados sobre a ocitocina, optamos assim por direcionar os nossos estudos naocitocina, como ela age na indução de partos? Quais os melhores métodos para a indução de parto? Qual o conceito e prioridades?

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Podemos observar que assim como a ocitocina como indutor de parto, alternativas também como propranolol, relaxina, mifepristona, dinoprostona, dentre outros.
“A utilização profilática de ocitocina em cesarianas justifica-se por diminuir aincidência de atonia uterina, e conseqüente hemorragia pós-parto em até 40%, quando comparada ao placebo ou à infusão não profilática, além de reduzir a utilização de outros agentes uterotônicos.
Em algumas circunstâncias a ocorrência de atonia uterina pode estar aumentada como, por exemplo, quando há hiperdistensão uterina (gestação múltipla, polidrâmnio, macrossomia fetal, etc). No entanto,demonstrou-se que em pacientes que evoluíram para histerectomia no puerpério imediato, identificou-se algum fator de risco para sangramento obstétrico aumentado em apenas 74% dos casos. Um quarto destas pacientes não apresentava nenhum fator de risco, reforçando a necessidade da utilização profilática destes uterotônicos, já que a atonia uterina é a principal causa de hemorragia no puerpério imediato.”(YAMUGUCHI, 2006)
Existem métodos para serem administrados a ocitocina, porém, mesmo sendo utilizada em cesariana, não existe consenso em relação à velocidade e a dose adequada de infusão. Assim tendo que ser aplicada lentamente, podendo ser durante a gestação e após o parto, pois tem importância de auxiliar na produção de leite.
A partir de um ensaio clínico realizado conseguiu-se observarque o uso de ocitocina isolada e o uso de ocitocina associada ao propranolol, tem diferentes reações.
A ocitocina quando usada isoladamente, não ocorre diferença na frequência do parto vaginal dentro de 24 horas. Porém o grupo que utilizou o propranolol em conjunto com a substância teve um resultado mais favorável, pois o tempo entre as fases do parto acabou sendo menor.
Diante do exposto,...
tracking img