Alvaro vieira pinto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Álvaro Vieira Pinto
Biografia
Álvaro Vieira Pinto, nasceu em Campos (Rio de Janeiro), no dia 11 de novembro de 1909. Filho de Arminda e Carlos, cuja profissão era comerciante de madeiras. Seus paistiveram quatro filhos, sendo três homens e uma mulher.
Foi aluno do Colégio dos Jesuítas Santo Inácio no Rio de Janeiro. Aos 14 anos prestou concurso para a Faculdade Nacional de Medicina. Aindaestudante lecionou filosofia no curso primário. Dominava o latim, o grego, o francês, o inglês, o alemão, o russo, o espanhol e o italiano, além do português.
Autodidata não havia feito nenhum cursode filosofia. Estudou muito nos livros tomistas – baseados no sistema filosófico de S. Tomás de Aquino.
Depois de formado médico, tentou a vida em Aparecida, São Paulo, montando um consultório. Semsucesso, retornou ao Rio de Janeiro onde trabalhou num laboratório de biologia. Fez pesquisas, como assistente, sobre o câncer, por essa ser a doença que levou sua mãe a morte. Na mesma época estudoumatemática, física e lecionou na Faculdade de Filosofia do Distrito Federal.
Em 1949 vai para Sorbone – centro francês de estudos superiores, sede das faculdades de Letras e Ciências dasUniversidades de Paris. O nome Sorbone tem sua origem na escola de Teologia fundada por Robert Sorbon, em 1257, e é utilizado para designar toda a instituição – na França. Nessa época desenvolve sua tese sobre aCosmologia de Platão para cátedra na Faculdade de Filosofia.
Em 1955 foi convidado para lecionar filosofia no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), onde mais tarde torna-se Diretor.Nessa época assume muitas posições existencialistas.
“Realmente, nessa época, como estava numa transição rápida, eu assumi muitas das posições existencialistas que não conhecia até então, e assim tivea oportunidade de sentir o que havia de verdade nelas, não apenas no sistema que apresentavam, mas nos conceitos que se podiam aproveitar e procurava formular por mim novas maneiras de expor certas...
tracking img