Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Denize Alessandra Schumann Gomes
Número: 217167
O QUE É FATO SOCIAL
Mesmo estando de acordo com sentimentos que não são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta nãodeixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação. Existindo antes dele, é porque existem fora dele, funcionam independentemente do uso que delas faço. Estamos,pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais.
Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenasexteriores ao individuo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo. Não há duvida de que esta coerção não se faz sentir, ou é muito pouco sentida quando com ela me conformo de bom grado, maisnão deixa de constituir caráter intrínseco de tais fatos, e a prova é que se afirma desde que tanto resistir. Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meuato se ainda é tempo; com o fim de anulá-lo e restabelecê-lo em sua forma normal se já realizou e é reparável; ou então para que eu o expie se não há outra possibilidade de reparação. Mas, e m setratando de máximas puramente morais? Nesse caso, a consciência publica, pela vigilância que exerce sobre a conduta dos cidadãos e pelas penas especiais que tem ao seu dispor, reprime todo ato que háofende. Se não me submeto as convenções de mudanças; se, ao me vestir, não levo em consideração o uso seguido em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros meconservam produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita.
Mesmo quando posso realmente me libertar destas regras e violá-las com sucesso, vejo-me sempreobrigado a lutar contra elas. E quando são finalmente vencidas, fazem sentir poderio de maneira suficientemente coercitiva pela resistência que me opuseram.
Estamos, pois diante de uma ordem de...
tracking img