Introducao a inclusao digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A INCLUSAO DIGITAL
No mundo atual, cada vez mais é acelerado o processo de inovação e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las,aceitá-las e socializá-las.
É preciso conhecer o passado, para entender o presente e melhorar o futuro. Analisando o passado ele nos remete a atual sociedade em que vivemos: a Sociedade da Informação
Hámilhares de anos, homens sobreviviam de caça, pesca e elementos fornecidos pela natureza. A velocidade da troca de experiências entre os indivíduos era muito lenta. Uma grande transformação surgiu paramudar esse panorama pré-histórico: a Revolução Agrícola.
Mais tarde, milhares de anos depois, surge um nova revolução: a Revolução Industrial. A velocidade de disseminação do conhecimento começava aacelerar. O surgimento das máquinas a vapor, em seguida dos trens e logo depois dos automóveis, consolidaram o domínio dos homens sobre as máquinas.
Hoje vivemos a Revolução do conhecimento. O impactodas transformações tecnológicas (das redes de computadores, da microeletrônica, da nanotecnologia, das telecomunicações) pode ser visto na educação, no entretenimento e no trabalho.
A sociedade é agora“pós-industrial”.
Novas tendências, novas tecnologias e novas culturas surgem fazendo com que haja mudanças nas relações interpessoais e profissionais.
Temos um mundo globalizado, onde váriasculturas se aglutinam. Temos o conceito de GRID[1], onde várias tecnologias se agrupam. E, com certeza, temos uma nova sociedade, a sociedade da informação, que deverá incluir cada vez mais as pessoas.
Hoje,tudo pode ser expresso por meio digital: palavra, som, foto, etc. e assim temos uma convergência. Há uma rede de agenciamentos, um comércio eletrônico e produzimos onde é mais barato. Uma nova formade produção surge. Podemos, então, dizer que temos uma revolução, uma vez que há mudança no modo de produção.
Empresa e governo, governo e povo dialogam cada vez mais. Há um espaço público. A...
tracking img