A influencia do stress na produtividade de professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O estresse é um termo constante no cotidiano da sociedade atual, o excesso desse estímulo corporal ocasiona uma série de sintomas que em longo prazo podem ser muito prejudiciais a saúde. O local de trabalho, principalmente, é onde o estresse ultrapassa os limites do saudável, influenciando de forma negativa na produtividade e na qualidade de vida dos trabalhadores, sendo estedenominado como estresse organizacional. Algumas profissões em especial são mais estressantes que outras, por diversos motivos como: excessiva carga horária, tensão constante, convívio direto com o público, entre outros fatores que aumentam o nível de estresse do profissional. Uma dessas profissões é a docência, o convívio diário com os alunos, e extensa carga horária e principalmente a responsabilidadede ensinar e formar jovens, que dependem da base que lhes é ensinada para que possam ter um futuro consciente. A profissão docente é especial e diferenciada das demais, afinal, sem professores não há ensino, não há futuro. Por isso é necessário ter um cuidado com a saúde e a produtividade dos docentes, garantindo que tenham qualidade de vida e possam transmitir o ensino necessário de forma adequadaaos seus alunos. Este trabalho busca analisar as causas, sintomas e consequências do estresse excessivo e a influência deste na produtividade dos funcionários, com foco na profissão docente, tendo como base para nossos estudos os professores da ETEC Prof. Horácio Augusto da Silveira. Estes estudos têm como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em seuambiente de trabalho, para que possam ser sugeridas soluções que melhorem o ambiente organizacional a fim de melhorar a qualidade de vida desses profissionais para que isto reflita positivamente na produtividade dos mesmos.

11

1. Estresse
Nunca o termo estresse esteve tão presente no cotidiano social, considerado hoje uma das doenças mais corriqueiras dentre a população, o está diretamenteligado a relação entre o indivíduo e o meio em que vive. Não é de hoje que a preocupação com esse fator interessa não só aos profissionais da saúde, mas aos administradores também, pois há algum tempo tem sido atribuído ao estresse o alto nível de absenteísmo e licenças médicas nas organizações, o que faz com que administradores busquem melhorias para diminuir o nível de estresse em seus funcionários,para isso é necessário primeiramente conhecer seu conceito. 1.1 Conceitos Os estudos sobre o estresse começaram na por volta de 1930. Segundo o criador do termo:
“A palavra foi usada para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão e transposto esse termo para a medicina e biologia significando esforço e adaptação do organismo para enfrentarsituações que considere ameaçadora de sua vida e de seu equilíbrio”. (Hans Selye, 1956)

No dicionário encontramos a definição de Estresse como: conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocada por vários estímulos ou agentes agressores. O estresse é uma reação do organismo humano ao deparar-se com uma situação inusitada, chamada de fator estressor (ou agente estressor), que pode serfísico, cognitivo ou emocional, que traz certo desconforto, ansiedade, ou até mesmo uma ameaça a vida, A primeira fase do estresse é denominada fase de alarme, onde o organismo fica em estado de alerta para se proteger de algo que impõem perigo ou ameaça, estimulando a liberação de adrenalina e corticóides que instigam a produção de um estado de hipoglicemia; A glicose, ao ser metabolizada, forneceenergia ao corpo possibilitando uma resposta rápida a possível ameaça. Nos seres humanos só a possibilidade de haver um agente estressor já faz com que o
12

organismo entre em alerta e a pessoa entre em estado de estresse, mesmo que não haja um agente concreto. Quando a ação estressora é prolongada o corpo tenta voltar ao seu estado de homeostase (equilíbrio) procurando adaptar-se, levando a...
tracking img