Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguém pode me dar um exemplo de fato social??
Um exemplo de fato social na nossa sociedade cotidiana
• 4 anos atrás
• Denuncie
[pic]by nadi
Membro desde:
18 de junho de 2007
Total de pontos:
218 (Nível 1)
• Adicionar amigo
• Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação

+exterioridade= o fato social é externa ao individuo, existe independentementede sua vontade.
+generalidade= o fato social é comum a todos os membros do grupo.
+coercitividade= os individuos se sentem precionados a seguir o comportamento imposto, ou seja, estabelecido. tem que está de acordo com os padrões estabelecidos.
• 4 anos atrás
• Denuncie
100% 1 Voto
• 1 pessoa avaliou como boa

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

Parte superior doformulário
[pic]Busca do Yahoo! para [pic]Buscar
Parte inferior do formulário

Fato social é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade;
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), tido por muitos como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro, “As Regras doMétodo Sociológico” (1895), que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato social, pois ele deriva da vida em sociedade, que é caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo eaplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais. No entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social, não é a generalidade que serve para caracterizar este fenômeno sociológico, mas sim a influênciados padrões sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivíduos que integram esta sociedade; como exemplo podemos citar o alto índice de suicídios no Japão, não são apenas fatos individuais e particulares que levam esses indivíduos ao suicídio, mas toda a cultura e a formação social daquele país; se considerássemos outra cultura e outros padrO QUE É FATO SOCIAL ?Concepção de Maérlio Machado de Oliveira
Aluno do curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
www.alumac.com.br/maerlio.htm
Apesar de Auguste Comte (1798-1857) ser considerado o pai da sociologia, Durkheim apresenta-se como um dos seus primeiros grandes teóricos.
Émile Durkheim, sociólogo francês, nascido em Épinal (1858) e
falecido em Paris (1917) é herdeiro do
õessociais, talvez esses indivíduos, com as mesmas frustrações particulares, não optassem pelo suicídio. Este fenômeno pode ser considerado não apenas um fato social, mas também, um fato psicológico. Fatos sociais não devem ser confundidos com os fenômenos orgânicos e nem com os psíquicos, que constituem um grupo distinto de fatos observados por outras ciências.
Características do fato socialCoercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem paraum único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

O QUE É FATO SOCIAL ?
Concepção de Maérlio Machado de Oliveira
Aluno do curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
www.alumac.com.br/maerlio.htm
Apesar de Auguste Comte (1798-1857) ser considerado o pai da sociologia, Durkheim apresenta-se como um dos seus primeiros grandes teóricos.
Émile Durkheim,...
tracking img