Fast food

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Fast Food

Carlos A. dos Santos diz que o surgimento do Fast Food está relacionado ao crescimento econômico e demográfico, o “baby boom”, nos EUA após a 2ª Guerra Mundial, que abalou pouco esse país, e à intervenção do governo norte-americano com o plano de assistência social, o “Estado de bem-estar social”. Ambos fatores estimularam a criação de mercado consumidor, novos espaços(supermercados e shopping centers) e novas formas de produção e trabalho que mudam as concepções de tempo e lazer nesse país.
Fontenelle afirma que o hábito de comer em restaurantes dos americanos começou no final do séc. XIX influenciado pelas exigências impostas pelo desenvolvimento industrial e urbano, e progresso avanço das ferrovias. Redes de restaurantes se implantam nas beiras das estradaspara atender a nova clientela, compostos de trabalhadores que se deslocavam por causa do trabalho, mas os serviços e alimentos eram péssimos, e as vezes nem chegavam a ser consumidos porque os passageiros tinham de voltar para os vagões para não perder a viagem. A expansão do automóvel aumentou o desejo por serviços rápidos, já que acelerou o deslocamento das pessoas “o carro era o modelo perfeitopara que um sistema de alimentação pudesse desenvolver a ‘fábrica do fast-food’” (2002:58).
Ainda de acordo com essa autora, a primeira cadeia de Fast Food a vender hamburgeres foi fundada por Walter Anderson em 1916 no estado Kansas, e se chamava White Castle, mas o sistema não oferecia um serviço rápido. A loja era pequena, haviam poucos lugares para se sentar e não havia especialidade nasfunções, ou seja, o cozinheiro tinha de fazer tudo, desde virar os hamburgueres na chapa até registrar as vendas. Esse foi o diferencial para com o Macdonalds, que implantaram um serviço rápido realmente eficiente.
Em 1937 os irmãos Maurice e Richard Macdonald, americanos de origem escocesa, criaram o primeiro restaurante do MacDonald’s, nos arredores na Califórina (EUA),  um drive-thru que começouvendendo hot-dog com garçonetes de patins atendendo os clientes nos carros, nessa fase atendiam o público jovem. Decidem reformular o serviço para atrair as famílias e não apenas os jovens, vistos como rebeldes para famílias conservadoras. E em 1948 eles implantam o “Speedy Service System” que era uma adaptação da linha de montagem da  indústria de veículos, criado por Henry Ford, para a cozinha“(...) uma única tarefa para um só funcionário” e inicou-se o preparo das refeições num “sistema de produção em cadeia” (ANTUNES DOS SANTOS, 2006:5). Tinham como objetivo: reduzir os preços, agilizar o preparo e atendimento e aumentar as vendas. Os hamburgueres passam a ser priorizados, antes vendiam outros tipos de lanches, servidos em embalagens descartáveis e com menores preços, a lanchonete adota oserviço de balcão, obrigando o cliente a descer do carro para fazer o pedido, e é criado o personagem símbolo para as crianças: o palhaço Ronald MacDonald.
O público que a rede passa a atender é de trabalhadores e suas famílias, com suas crianças “O hambúrguer representava para as crianças um alimento desejável ‘conveniente, barato, fácil de mastigar e comido com a mão” (ANTUNES DOS SANTOS,2006:5).

Nova noção de tempo e Novos hábitos alimentares

Fontenelle diz que esse desejo por aceleração do tempo, incentivado ainda mais pelo carro, é resultado do tempo da indústria, marcado pela busca da racionalização,que determinava tempos e movimentos não só do trabalho, mas também do lazer. “A velocidade tornou-se fundamental para os que tinham pouco tempo para as refeições durante osintevalos de trabalho (...). Os americanos passaram a economizar tempo até mesmo quando dispunham de tempo livre para o lazer”. (2002:60).  Antunes dos Santos acrescenta que as mudanças nas sociedade trazidas pelo desenvolvimento industrial e urbano, baseado no avanço tecnológico, “(...) fazem  fazem com que a alimentação deixe o ambiente doméstico, a casa, o lar e passe a ser uma atividade...
tracking img