Sociologia- positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA DOMESTICA

• O que é?
R: É toda e qualquer violência praticada dentro de casa, ou no âmbito familiar (marido e mulher, sogra, padrasto, filhos, irmãos, idosos etc.)

• Como aViolência Domestica pode ser dividida?
R: Ela pode ser dividida em: Violência Física (quando há agressão direta com os entes queridos); Violência Psicológica (quando envolve agressão verbal, ameaças, gestose posturas agressivas) e Violência socioeconômica (quando envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos econômicos

• Qual é a violência que mais vemos freqüentemente no mundoatual?
R: No mundo atual vemos diversos e diversos tipos de violência, mas temos alguns exemplos que podemos citar como: agressão a mulher, agressão ao homem, abuso sexual contras as crianças, maustratos contra idosos etc.

• Quais as causas da Violência Domestica?
R: Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool e drogas, pois seu consumo pode tornar a pessoamais irritável e agressiva especialmente nas crises de abstinência.




VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Umestudo realizado em São Paulo encontrou-se quanto à relação autor-vítima, que 1.496 (81,1%) agressões ocorreram entre casais, 213 (11,6%) entre pais/responsáveis e filhos, e 135 (7,3%) entre outrosfamiliares. Esse mesmo estudo referindo-se acerca dos motivos da agressão, os chamados “desentendimentos domésticos” que se referem às discussões ligadas à convivência entre vítima e agressor (educação dosfilhos; limpeza e organização da casa; divergência quanto à distribuição das tarefas domésticas) prevaleceram em todos os grupos, fato compreensível se for considerado que o lar foi o local de maiorocorrência das agressões. Para muitos autores, são os fatos corriqueiros e banais os responsáveis pela conversão de agressividade em agressão. Complementa ainda que o sentimento de posse do homem em...
tracking img