Fases do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO HUMANO

O desenvolvimento humano é um processo complexo e em constante evolução, sendo o resultado de múltiplos fatores – psicológicos, biológicos, sociais e culturais – tem início no momento da concepção e evolui ao longo de todo o ciclo da vida.
Por desenvolvimento entende-se as mudanças que vão ocorrendo ao longo da vida do indivíduo na sua estrutura, pensamento oucomportamento, como resultado da interação entre fatores biológicos e ambientais.
Estas mudanças são progressivas (ocorrem ao longo da vida do individuo), contínuas (não são estanques), cumulativas (estruturas novas são integradas nas estruturas anteriores) e resultam de uma reorganização interna.

Importância do estudo do desenvolvimento humano

Cada fase do desenvolvimento humano: infância,pré-adolescência, adolescência, jovem adulto, velhice e pré-senilidade; apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento.

INFÂNCIA
(0 a 9 anos)

Durante a infância se configuram as linhas afetivas e intelectuais do indivíduo. Do modo como transcorrem os primeiros anos de uma pessoa depedem em boa medida seus êxitos e fracassos na vida profissional e nas relações queestabelece com seus semelhantes.
Infância é o período etário compreendido entre o nascimento e a puberdade. Cobre, portanto, todo o desenvolvimento da personalidade. A grande variação de conduta ao longo da infância motivou a distinção em fases. Classicamente, distinguem-se a primeira infância, que compreende os dois primeiros anos de vida; a segunda infância, do terceiro ao sexto ano; e aterceira, do sétimo ano ao início da puberdade.
A infância é um período onde há um grande desenvolvimento da criança, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo o porte físico de um.
Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmentepor imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusive, depressão. A principal atividade das crianças são as brincadeiras, as quais são responsáveis por estimular o desenvolvimento do intelecto infantil, a coordenação motora e diversos outros aspectos importantes ao desenvolvimento pleno da criança.

PRÉ – ADOLESCÊNCIA
(10 a12anos)Faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordenssociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.
A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de grande importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outrascrianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia, por exemplo.
A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início dapuberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.
A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a...
tracking img