A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Vargas -Modernização conservadora/ política trabalhista

O Brasil é abalado por uma revolução que ocorre em outubro, em 1930.
O presidente Washington Luiz é deposto e Getúlio Vargas assume o poder. Encerra-se, desta forma, a República Velha.
Uma nova era tem início no Brasil com a posse de Vargas. Em termos políticos, assinala-se o início da decadência das oligarquias e a subida denovos grupos. Não se pode, ainda, dizer que em 30 as classes médias sobem ao poder. Na realidade, o governo Vargas é o início do chamado "Estado de compromisso", pois o governo não está apoiado neste ou naquele grupo social e, sim, num acordo entre interesses divergentes. Desta forma, os primeiros anos da Era Vargas são confusos com os vários grupos pressionando o governo, em busca de definição. Talsituação leva à revolta constitucionalista de São Paulo, quando a oligarquia cafeeira tenta voltar ao poder; leva, também, à radicalização da classe média, seja à esquerda (ANL, dirigida por Luiz Carlos Prestes, socialista), seja à direita(AIB, fundada por Plínio Salgado, fascista).

Em 1935 os socialistas tentam um golpe para tomar um poder, que, no entanto, fracassa, levando a um aumento darepressão policial e fortalecendo mais ainda a figura de Vargas.

Em 1935, acontece o golpe de Estado. Vargas decreta o recesso do congresso, interrompe a curta existência da Constituição de 1934, outorgando uma nova-carta, que lhe concede poderes ditatoriais. É o Estado Novo. Os partidos políticos são dissolvidos, inclusive a Ação Integralista. Com o fracasso dos integralistas, a oposiçãosilencia. Violenta sensura à imprensa, introdução da pena de morte, completam o quadro da ditadura de Vargas. A 2a Guerra Mundial(1939/45) da qual o Brasil participa, ao lado das democracias, contra os governos ditadoriais de Hitler e Mussolini, traz, entretanto uma série de mudanças internas, do ponto de vista político. A posição de Vargas fica insustentável e as pressões para normalizaçãodemocrática começam a surgir. Vargas cede. As eleições são convocadas e o país volta a conhecer a liberdade de imprensa e a anistia aos presos políticos. Novos partidos políticos surgem ( UDN, PSD, PTB, PRP e PCB).

Com a mudança na fisionomia política do país, Vargas é deposto pelos ministros militares que acreditavam num novo golpe por ele pretendido.

21/10/45 as eleições apontam a vitória demarechal Dutra. Uma nova constituição, em 1946, traz a democracia de volta à cena. Nesta mesma época, o mundo conhece a Guerra Fria onde o relacionamento diplomático entre a URSS e o Brasil é rompido sendo ainda fechado o partido comunista, que teve seus elementos cassados.

O Estado Populista conhece uma grave crise no governo seguinte quando Vargas retorna ao poder. Durante todo o período aoposição cria uma frente contra Getúlio, apoiada por alguns jornais. A partir do momento em que o presidente toma atitude de nacionalismo econômico tais como a criação da Petrobrás, a tentativa de criação da Eletrobrás, as medidas tendentes a controlar as remessas indevidas de lucros das companhias estrangeiras, a verificação das fraudes de superfaturamento dos valores das mercadorias que o país importavaa oposição se avoluma.

Em agosto de 1954, os acontecimentos se precipitam, após o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, tramado pelo guarda-costa de Vargas. Este nada sabe, mas a imprensa não perde a ocasião para acusá-lo de responsável. Sua renúncia é exigida e até mesmo os ministros militares pressionam para que tal aconteça.
Vendo-se só, Vargas escolhe o caminho do suicídio que é suagrande vitória. A comoção que toma conta do país, transforma-se em consciência da realidade quando a "Carta Testamento" do Presidente é conhecida. Os opositores são obrigados a recuar, devido ao impacto que o fato movera.

O PONTO DE VISTA DA IMPRENSA
Em 26/10/37- Jornal do Brasil:
"O que deu o Sr. Getúlio Vargas aos trabalhadores brasileiros:
• Oito horas de trabalho;
• pagamento...
tracking img