O maior abandonado: significado que o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 222 (55447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONA JÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do psicólogo

SANTOS 2010

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONAJÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do

psicólogo

Relatório de Pesquisa apresentado para Disciplina Psicologia Integrada, do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Prof . Dr. Mohamad A. Abdul Rahim.
o

SANTOS 2010

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DESOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONA JÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do

psicólogo

Relatório de Pesquisa apresentado para Disciplina Psicologia Integrada, do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em: BANCA EXAMINADORA _______________________/__/___ PsicólogaMariangela Torres Luz

_______________________/__/___ Profa. Ms. Lumena Celi Teixeira Universidade Paulista – UNIP _______________________/__/___ Profo. Dr. Mohamad A. Abdul Rahim Universidade Paulista –UNIP

DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, nos auxiliaram e se empenharam no sentido de que pudéssemos chegar ao final; de bom gosto àqueles quenos ajudaram em sua concretização, especialmente aos profissionais psicólogos, bem como aos que nos compreenderam e nos respeitaram.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pelo dom da vida e por ser a base de nossas conquistas; Aos nossos pais, pelo amor, carinho e incentivo com o qual nos sentimos fortalecidos a continuar nossa jornada; Ao nosso orientador, Professor Dr.Mohamad A. Abdul Rahim, por acreditar na nossa capacidade de crescer com todos os riscos que tal crescimento implica. A todos os nossos amigos, sobretudo aqueles com os quais compartilhamos nossas angústias, certezas e incertezas, frustrações, decepções, realizações e sucesso nos últimos anos, onde sempre estiveram dispostos a nos incentivar e ouvir. E, principalmente, aos profissionais psicólogos, quenos enriqueceram com suas presenças, facilitando o crescimento e amadurecimento, tanto nosso, quanto deles. E a oportunidade que eles nos deram de ser o que realmente somos.

Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe”. (Oscar Wilde)

RESUMO
GIACHINI, T.; NEVES, F. B.; PAMPLONA JÚNIOR, P. A.; SANT’ANNA, W. T.; SOUZA, M. G.; ABDUL RAHIM, M. A. (orientador). Omaior abandonado: significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do psicólogo. Psicologia Integrada, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Paulista (UNIP). Santos, 2010.

Este trabalho objetivou investigar o significado atribuído pelo idoso à sua permanência em instituições de cuidado, na visão do psicólogo. Foram entrevistados dozepsicólogos que atuam em instituições para idosos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado. Como referencial teórico, foi utilizada a Psicologia Sócio-Histórica, propondo-se quatro objetivos: compreender qual é a visão dos psicólogos sobre o significado da vida em asilo; entender qual é o ponto de vista do psicólogo sobre a atitude da família em relação à permanência do idoso no asilo; analisara opinião dos psicólogos sobre os benefícios e prejuízos que a institucionalização traz ao idoso e; investigar quais são as atividades oferecidas com o objetivo de trazer qualidade de vida ao idoso dentro da Instituição. Mesmo quando a decisão de vir para instituição parte do próprio idoso, geralmente a motivação vem do círculo familiar. A opção pela institucionalização pode ser o resultado...
tracking img