O maior abandonado: significado que o idoso

Páginas: 222 (55447 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE PAULISTA Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONA JÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do psicólogo

SANTOS 2010

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONAJÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do

psicólogo

Relatório de Pesquisa apresentado para Disciplina Psicologia Integrada, do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Prof . Dr. Mohamad A. Abdul Rahim.
o

SANTOS 2010

FABIANA BARRETO NEVES MARIA DAS GRAÇAS DESOUZA PEDRO AURÉLIO PAMPLONA JÚNIOR THAIS GIACHINI WALMIR TEODORO SANT’ANNA

O MAIOR ABANDONADO: Significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do

psicólogo

Relatório de Pesquisa apresentado para Disciplina Psicologia Integrada, do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em: BANCA EXAMINADORA _______________________/__/___ PsicólogaMariangela Torres Luz

_______________________/__/___ Profa. Ms. Lumena Celi Teixeira Universidade Paulista – UNIP _______________________/__/___ Profo. Dr. Mohamad A. Abdul Rahim Universidade Paulista –UNIP

DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, nos auxiliaram e se empenharam no sentido de que pudéssemos chegar ao final; de bom gosto àqueles quenos ajudaram em sua concretização, especialmente aos profissionais psicólogos, bem como aos que nos compreenderam e nos respeitaram.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pelo dom da vida e por ser a base de nossas conquistas; Aos nossos pais, pelo amor, carinho e incentivo com o qual nos sentimos fortalecidos a continuar nossa jornada; Ao nosso orientador, Professor Dr.Mohamad A. Abdul Rahim, por acreditar na nossa capacidade de crescer com todos os riscos que tal crescimento implica. A todos os nossos amigos, sobretudo aqueles com os quais compartilhamos nossas angústias, certezas e incertezas, frustrações, decepções, realizações e sucesso nos últimos anos, onde sempre estiveram dispostos a nos incentivar e ouvir. E, principalmente, aos profissionais psicólogos, quenos enriqueceram com suas presenças, facilitando o crescimento e amadurecimento, tanto nosso, quanto deles. E a oportunidade que eles nos deram de ser o que realmente somos.

Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe”. (Oscar Wilde)

RESUMO
GIACHINI, T.; NEVES, F. B.; PAMPLONA JÚNIOR, P. A.; SANT’ANNA, W. T.; SOUZA, M. G.; ABDUL RAHIM, M. A. (orientador). Omaior abandonado: significado que o idoso atribui à sua permanência em instituições, na visão do psicólogo. Psicologia Integrada, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Paulista (UNIP). Santos, 2010.

Este trabalho objetivou investigar o significado atribuído pelo idoso à sua permanência em instituições de cuidado, na visão do psicólogo. Foram entrevistados dozepsicólogos que atuam em instituições para idosos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado. Como referencial teórico, foi utilizada a Psicologia Sócio-Histórica, propondo-se quatro objetivos: compreender qual é a visão dos psicólogos sobre o significado da vida em asilo; entender qual é o ponto de vista do psicólogo sobre a atitude da família em relação à permanência do idoso no asilo; analisara opinião dos psicólogos sobre os benefícios e prejuízos que a institucionalização traz ao idoso e; investigar quais são as atividades oferecidas com o objetivo de trazer qualidade de vida ao idoso dentro da Instituição. Mesmo quando a decisão de vir para instituição parte do próprio idoso, geralmente a motivação vem do círculo familiar. A opção pela institucionalização pode ser o resultado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idoso abandonado
  • Idosos abandonados
  • O idoso abandonado
  • Idoso abandonado pela familia
  • Cães Abandonados
  • Significados
  • Significado
  • Significados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!