Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida e envelhecimento
Qualidade de Vida

Qualidade de vida não é um conceito fácil de definir. Durante as últimas décadas, apesar de vários debates acerca deste assunto com cientistas sociais, filósofos e políticos não se chegou a um consenso.
É um conceito que tem merecido atenção não apenas na literatura científica, mas também em vários outros campos tais como, sociologia,educação, medicina, enfermagem, psicologia e outras especialidades. Os meios de comunicação e os discursos políticos têm também dado especial atenção a este conceito, tornando-se assim um tema em destaque na sociedade actual.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida (QV) consiste na percepção que o indivíduo tem acerca da sua posição na vida, no contexto da cultura e nossistemas de valores nos quais se insere e tomando em consideração os seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações. (Orley & WHOQOL Group, 1994).
Um facto interessante é que a Qualidade de Vida desde as épocas mais remotas, já era compreendida como resultado de percepções individuais, podendo variar de acordo com a experiência da pessoa em um dado momento.
O mesmo homem dá atribuiçõesdiferentes à QV de acordo com a situação que vivencia.

No entanto, este é o conceito mais actual e que melhor se aproxima do ideal:
Qualidade de vida, é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias davida.
Este termo foi falado pela 1ª vez em 1920 por Pigou num livro sobre economia e bem-estar. Ele falou sobre o suporte governamental para pessoas de classes sociais mais desfavorecidas e o impacto que o orçamento do estado teria nas suas vidas. O termo não foi valorizado e foi esquecido.
Em 1964 o Presidente dos Estados Unidos Lyndon Jonhson, em contexto económico dizia que, “os objectivos nãopodem ser avaliados através dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”.
Nos anos setenta Augus Campbell (1976, 3) referiu que, a dificuldade para definir qualidade de vida deve-se ao facto de ser um conceito muito falado mas pouco percebido, “…uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o queé”.
Com o decorrer do tempo este conceito foi sempre alvo de atenção e nos anos 80 estabelece-se que é multidimensional, pois abarca uma perspectiva biológica, psicológica, cultural e económica.
A Organização Mundial de Saúde em conjunto com os seus colaboradores criou na segunda metade dos anos 90, um método de avaliação de qualidade de vida que pretende ser transcultural – World HealthOrganization Quality of Life (WHOQOL-100). Trata-se de um questionário composto por 100 perguntas divididas nos seguintes domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais. Tem como objectivo caracterizar a qualidade de vida de diferentes culturas o melhor possível, e onde o principal interesse é o de conhecer a percepçãode cada inquirido em relação à QV, (anexo 1).
Por ser um questionário extenso e por vezes pouco prático, foi necessário que os técnicos criassem o WHOQOL BREF que contém apenas 26 questões, duas de carácter geral e vinte e quatro de domínios específicos.
Os instrumentos de avaliação de QV estão avaliados em 2 grupos. O grupo dos genéricos que podem ser aplicados a vários tipos de doenças,tratamentos ou intervenções médicas e em diferentes culturas e que visam avaliar as perturbações a nível da saúde percebidos pelo doente. Os dois instrumentos acima referidos fazem parte deste grupo, entre outros.
O grupo dos específicos permite avaliar patologias distintas e quantificar os ganhos em saúde depois de determinado tratamento. Alguns exemplos destes instrumentos são: ADDQoL e...
tracking img