Fases capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
capitalismo  tem pelo menos 500 anos de história. Nesse longo período, não permaneceu estático, mas evoluiu e se transformou. Geralmente, são aceitas as seguintes fases: comercial, idustrial efinanceiro.

Capitalismo comercial
O capitalismo comercial consolidou-se com base nas trocas comerciais, cada vez mais internacionalizadas, e na colonização da América, África e Ásia. As potências daépoca (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda) enriqueceram explorando novas terras e comercializando escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas. Buscava-se o enriquecimentopor meio da acumulação de metais preciosos (metalismo). Foi o período do Mercantilismo. Diversos aspectos da geografia de muitos países são, ainda hoje, reflexo desse período.

Capitalismoindustrial
O capitalismo industrial teve início com a transformação do trabalho manual em mecânico e com o uso acelerado da energia não-humana: a máquina movida a vapor, gerado por meio da combustão docarvão, é típica dessa fase. A invenção e a implantação de máquinas no processo produtivo foram facilitadas pelo grande volume de capital acumulado durante o Mercantilismo.
Numa segunda etapa, aindustrialização se expandiu para outros países, permitindo a multiplicação das indústrias e a utilização de um número crescente de trabalhadores. Ampliou-se assim a classe operária (proletariado) e seinternacionalizou o sindicalismo. Ao mesmo tempo ocorria uma explosão urbana, com transformações no modo de vida e na economia, que marcam o mundo de hoje. Nesse período, as relações internacionais foramcaracterizadas pela intensificação da ação imperialista européia sobre a África e a Ásia, gerando conflitos entre as grandes potências, cuja culminância foi a Primeira Guerra Mundial. O imperialismoteve como causa três problemas que os países europeus enfrentavam:
• Produção excedente - Com a industrialização, a produção de mercadorias cresceu num ritmo muito mais rápido que o dos mercados...
tracking img