Capitalismo e suas fases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1095 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo

Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.

Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novastécnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuiram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua forçade trabalho.

Características
- Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
- O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
- Toda negociação é feita com dinheiro
- O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)

Fases do Capitalismo

Capitalismo Comercial
Capitalismo Industrial
CapitalismoFinanceiro

Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial é conhecido como a primeira fase do Capitalismo. Sua gestação começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV. Porém, o Capitalismo Comercial ganhou força no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia. As grandes navegações e conquistas marítimas dos séculos XV e XVI foram de fundamental importância parao desenvolvimento do capitalismo neste momento.

Principais características

- Os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos;

- Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizarame exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil;

- Grande porder econômico, social e político da burguesia comercial;

- Uso de mão-de-obra escrava de origem africana, principalmente nas colônias portuguesas e espanholas;

- Mercantilismo: política econômica que priorizava oacúmulo primitivo de capital, metalismo (riqueza através de ouro e prata), protecionismo alfandegário, Pacto Colonial (relações comerciais exclusivas entre Metrópole e Colônia) e a balança comercial favorável (mais exportações do que importações);

- Desenvolvimento do sistema bancário que favoreceu o avanço do capitalismo comercial.

Enfraquecimento

O capitalismo comercial perdeu força noséculo XVIII com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo industrial. Vale dizer que o comércio (relações comerciais) não deixou de ter importância, porém as atividades industriais passaram a ganhar mais relevância econômica a partir de meados do século XVIII.

Capitalismo Industrial

O capitalismo Industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo. Teve início com aPrimeira Revolução Industrial do século XVIII, avançando até o século XIX com a Segunda Revolução Industrial. A Inglaterra é considerada o berço desta fase do capitalismo, pois foi neste país que teve início o processo de revolução industrial.

Principais características

- Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil.

- Concentração de rendanas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias);

- Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários;

- Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.

- Uso do carvão como fonte de energia e ferro como...
tracking img