1211121

6497 palavras 26 páginas
ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. Durgé de Bernonville

“ O termo Estatística, provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o estado em suas decisões.

A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de BERNOULLI, FERMAT, PASCAL, LAPLACE, GAUSS, GALTON, PEARSON, FISHER, POISSON e outros que estabeleceram suas características atuais.” ¹

¹ Estatística para os cursos de economia, administração, ciências contábeis – Ermes e Elio Medeiros da Silva, Valter Gonçalves e Afrânio Carlos Murolo.

A Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos e das relações que existem entre eles. Fenômenos coletivos são os fenômenos que se referem à população ou ao universo que compreende um grande número de entes, portanto para a Estatística interessa apenas os fatos que englobem um grande número de elementos, pois ela busca encontrar leis de comportamento para todo o conjunto, não se preocupando-se com cada um dos elementos, em particular.

1.0 Importância da Estatística

A direção de uma organização com fins lucrativos (qualquer que seja a indústria) ou não, de uma organização governamental, exige de seus administradores a importante e crucial tarefa de tomada de decisões, e o conhecimento e uso da de estudos e pesquisas estatísticas facilitam o trabalho de dirigir e controlar a organização.

Por meio das pesquisas, coleta de dados pode-se conhecer a realidade geográfica, social, de recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis no meio, na região, no estado e país em que a organização atue ou seja parte integrante, assim como as expectativas do público sobre as organizações públicas ou privadas ( lucrativas ou não), estabelecendo metas e objetivos com maiores possibilidade de serem alcançados.

A Estatística

Relacionados

  • Pim unip interativa
    5493 palavras | 22 páginas
  • Magazine luiza - matemática financeira, gerenciamento de serviços e mkt de varejo
    7116 palavras | 29 páginas