1211121

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
Durgé de Bernonville

“ O termo Estatística, provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o estado em suas decisões.

A estatística teve aceleradodesenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de BERNOULLI, FERMAT, PASCAL, LAPLACE, GAUSS, GALTON, PEARSON, FISHER, POISSON e outros que estabeleceram suas características atuais.” ¹

¹ Estatística para os cursos de economia, administração, ciências contábeis – Ermes e Elio Medeiros da Silva, Valter Gonçalves e Afrânio Carlos Murolo.

A Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenoscoletivos e das relações que existem entre eles. Fenômenos coletivos são os fenômenos que se referem à população ou ao universo que compreende um grande número de entes, portanto para a Estatística interessa apenas os fatos que englobem um grande número de elementos, pois ela busca encontrar leis de comportamento para todo o conjunto, não se preocupando-se com cada um dos elementos, em particular.1.0 Importância da Estatística

A direção de uma organização com fins lucrativos (qualquer que seja a indústria) ou não, de uma organização governamental, exige de seus administradores a importante e crucial tarefa de tomada de decisões, e o conhecimento e uso da de estudos e pesquisas estatísticas facilitam o trabalho de dirigir e controlar a organização.

Por meio das pesquisas, coleta dedados pode-se conhecer a realidade geográfica, social, de recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis no meio, na região, no estado e país em que a organização atue ou seja parte integrante, assim como as expectativas do público sobre as organizações públicas ou privadas ( lucrativas ou não), estabelecendo metas e objetivos com maiores possibilidade de serem alcançados.

A Estatísticaajudará nesse trabalho, assim como na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.


2.0. Estatística Descritiva e Indutiva

A Estatística utiliza de um ferramental que é a matemática aplicada, e que fornece o método e os processosquantitativos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para utilização dos mesmos nas tomadas de decisões, portanto podemos definir:

2.1. Estatística Descritiva – é o estudo estatístico que preocupa-se apenas em descrever e analisar determinada população e / ou amostra sem tirar conclusões. Trata da coleta, organização e descrição dos dados

2.2. EstatísticaIndutiva ou Inferencial – é o estudo estatístico que preocupa-se não só descrever e analisar determinada população e / ou amostra, mas também tirar conclusões, analisar, a interpretação de dados e deles fazer previsões.


3.0 População e Amostras

População – Conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica em comum, que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo.

Amostra – Équalquer subconjunto não vazio de uma população, excetuando-se a própria população. É portanto uma parte da população

Exemplo: Na figura abaixo, a população poderia ser representada por toda área interior à elipse e a amostra pela área negra interior à elipse.


[pic]


Parâmetro – Uma característica numérica estabelecida para uma população

Estimador – Uma característica numéricaestabelecida para uma amostra.

Exemplo: Numa eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro

População: Seriam todos os eleitores habilitados no Estado do Rio de Janeiro
Parâmetro: Proporção de votos do candidato A

Amostra: Grupo de 1.000 eleitores
Estimador: Proporção de votos do candidato A obtida na amostra


3.1. Processos Estatísticos de Abordagem:

3.1.1. Censo: é uma...
tracking img