Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE / TURMA N10
Prof.ª Ana Lucia A. Antônio
Tutora Presencial: Silvania Rodrigues Carvalho

FAMILIA E SOCIEDADE

Alenilce Pereira – RA: 406691
Edineia Moraes dos Santos Reis – RA: 406037
Edna Maria Moraes dos Santos –RA: 406019
Kellyene Aguiar de Melo – RA: 406129
Neudson Henrique Lopes Abreu – RA: 412948
Suellen Pereira Gomes – RA: 406721

São Luis- MA
2013

CONCEITO DE FAMILIA
A Família da antiguidade tinha por missão a conservação dos bens, ajuda mutua homem e mulher não poderiam viver isolados. Era acompanhada da individualização de seus membros, a partir do século XIX reivindicam uma progressivaprivacidade, que altera o espaço de morar compondo-se sobretudo de pai, mãe e filho repartindo uma unidade habitacional. Neste período a família possuía um modelo patriarcal, o homem como provedor, enquanto a mulher tinha o papel submisso a este confinada a esfera doméstica.
Na sociedade contemporânea há um aumento das famílias monoparentais, em sua maioriaformada por mães e filhos. Observa-se que asseparações e divórcios adicionam um grau de complexidade na medida em que crescem os recasamentos.
esta nova fase a mulher tem o seu papel social redefinido ,conquistaram os seus direitos políticos, acesso a educação, espaço publico do trabalho e a busca de uma identidade própria e de um reconhecimento social. A família transformou-se em nuclear diminuiu para monoparental, foi reduzida aunipessoal.


TIPOS DE FAMILIA

O padrão das famílias modernas hoje se inverteu, o desenho da família era pai, mães e filhos, hoje a cada 04 famílias que se formam uma acaba em separação em menos de 10 anos de casamento, começando assim um novo ciclo, os filhos não deixam de ser filhos mas tem de aprender a conviver com outra família através de um novo casamento dos país, chegam novos irmãos para estafamília que não é mais irmãos biológicos e sim de criação.

Por conseguinte os pais modernos no começo de suas novas relações tem o complicado trabalho de quebra cabeça montar uma nova família, com diferentes filhos e diferentes esposas e maridos.
A adaptação de um novo lar fica ao encargo dos novos país gerando ai muitas vezes conflitos por interrupção de regras de educação e criação desses novosseres.

DIFERENTES CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE ATUAL

A instituição familiar tem passado por várias modificações decorrentes de mudanças no contexto sociocultural, ela tem se adaptado às mais diversas formas de influências, tanto sociais e culturais como psicológicas e biológicas, em diferentes épocas e lugares.
Seja como for a família, nuclear, elementar ou complexa,seguirá sendofamília sempre que forem preservadas suas funções: vínculo matrimonial com objetivo da satisfação sexual e a educação dos filhos. Assim continua sendo o lugar de proteção, e socialização e de estabelecimentos de vínculos.
Após o surgimento da pílula anticoncepcional, na década de 60. A mulher passa a poder controlar a procriação de forma mais segura, permitindo-se uma maior liberdade sexual, o quepossibilita conquistar novos espaços fora de casa e entrar no mercado de trabalho.
Vários aspectos vão sendo transformados ou conquistados, tais como, a busca de decisões compartilhadas, não somente a questões dos filhos, mas também nas atividades administrativas e financeiras da família. Os direitos e deveres gradativamente, vão se tornando recíprocos e a relação entre país e filhos modificam-se,havendo uma maior possibilidade de diálogo entre gerações.
O fácil acesso à Internet permite que as pessoas que não se conhecem, passem a conversar dentro de suas próprias casas, o que pode interferir na privacidade e na intimidade da família.

FAMILIA E SERVIÇO SOCIAL

Na atualidade estão presentes diferentes configurações familiares e os assistentes sociais são os únicos profissionais que tem a...
tracking img