A familia e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em sua necessidade de buscar melhorias, desde os primórdios, o homem desenvolve idéias e comportamento para o seu bem-estar.

Assim que o homem compreendeu que ao se agrupar, seria possível melhorar suas condições de vida, começou a estabelecer os primeiros conceitos de sociedade, decidindo e criando regras no lugar em que vivia. Criou então padrão de comportamento, divisão de tarefas,diretrizes de responsabilidades, ordem para conduzir seu crescimento no mundo.

O desenvolvimento obedecia: influência interna (família) sobre a externa (grupos sociais em crescimento) normas de conduta para melhor compreensão do ser, observando aquilo que as famílias estabeleciam como solução para o comportamento geral.

Diante dos diversos assuntos abordados no curso de Bacharel em Teologia, ediante da exigência de trabalhar um desses assuntos na monografia de conclusão de curso, optamos por uma abordagem sobre "A Família e a Sociedade" Ë Possível Gerar Uma Família Estruturada Em Uma Sociedade Sem Estrutura? "

A importância da família e principalmente de seus adeptos e membros; visando educar e formar cidadãos conscientes de seu papel sociais e coletivo; deixa a mostra o confronto entredesestruturação social ( legalização do aborto, das drogas, casamento gays, mídia em franca corrupção ) e padrão moral ( a família como base ). O contexto da célula familiar define bem a responsabilidade e os limites que essa geração precisa e deve respeitar.

Para trabalhar esse tema, julgamos necessária a compreensão do que vem a ser uma “Sociedade Sem Estrutura”, para isto, abordaremosalgumas questões acerca da sociedade contemporânea. Nesta abordagem estaremos desenvolvendo o ciclo evolutivo da sociedade dentro do contexto da relação Estado e Sociedade, Cultura e Sociedade, A Influência da Comunicação, O Homem e a Sociedade. E por fim, A Família, Sua Origem, Estrutura E Função. De posse desses dados podemos identificar a realidade que nos cerca com relação entre fatores originadosda estrutura organizacional e da estrutura social e familiar.

O estudo do tema é emergencial, obrigatório e altamente oportuno, pois, precisamos refletir sobre o assunto em pauta. Certamente que, diariamente nos deparamos com as conseqüências desastrosas do comportamento da sociedade, vivemos agora o inverso aos conceitos iniciados e pré-determinados pelo próprio homem. Consequentemente, afamília está sofrendo o impacto desse contraditório.

Se compararmos a nossa sociedade a um grande quebra-cabeça, facilmente concluiremos que algumas peças deste quebra-cabeça estão faltando e outras fora do lugar. É isto mesmo que está acontecendo. Vivemos a sociedade da desordem e do caos, porque as peças que a configuram estão faltando ou foram trocadas por outras, que jamais poderão substituir asde origem, do ideal de Deus. Diante desse quadro, surge uma questão: pode a Igreja com a mensagem de o Evangelho modificar o ser humano, através da sua transformação sócio-comportamental?

Ao abordarmos este tema, temos por finalidade demonstrar a possibilidade de se gerar famílias saudáveis em uma sociedade corrompida, tendo por base, a educação cristã como espelho refletindo e apontando para ohomem olhar para si, propriamente faze-lo pensar e refletir seu estado de degradação e imoralidade. Famílias centradas no discurso bíblico e principalmente testemunhando a prática do viver para melhorar a si, sua geração, sua comunidade que é o lugar onde vive. Como luzeiros do mundo, ainda que seja um facho de luz no fim do túnel, mas que leva a sociedade refletir a possibilidade de se ter ocaos em ordem. Mais do que nunca, a mudança e a transformação passa pelo indivíduo, o ser pessoal, quem o transformará?

As reflexões teológicas que apresentamos nesta obra tem o intuito de confrontar esta temática, para darmos resposta a esta questão que nos incita à reflexão. Abrindo caminho através destas reflexões para um viver melhor, na construção de um mundo mais justo e eqüitativo....
tracking img