Business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Construção de um Business Intelligence para empresas de pequeno e médio porte utilizando ferramenta open-source
Iago Livio Soares Menezes Av. Cardeal da Silva, 220, apto 303. Federação. 40231-250. Salvador-Ba
iagolivio@yahoo.com.br

Abstract. This report describe the necessary steps to BI model building. In it we find concepts about connected subjects to the theme and their characteristcs.Then, it shows the use of an open-source BI, known by Pentaho, through a model of Data Warehouse. With that, it's waited to contribute with the companies that adjust in this profile find facilities to BI open-source implementation tool. Resumo. Este artigo descreve os passos necessários para construção de um modelo de BI. Nele encontram-se conceitos sobre assuntos relacionados ao tema e suascaracterísticas. Logo em seguida busca-se demonstrar a utilização de uma ferramenta de BI open-source, conhecida como Pentaho, através de um modelo de Data Warehouse. Com isso, espera-se contribuir para que as empresas que se enquadram neste perfil encontrem facilidade para a implantação de uma ferramenta de BI opensource.

1. Introdução
Nos últimos anos, tem crescido o número de organizações que dãouma atenção especial a informação e o conhecimento. Graças a isso essas organizações buscam uma implementação de estratégias de sucesso, melhoria contínua dos processos, satisfação de clientes, inovação de produtos e medição do desempenho organizacional. Desta forma, os gestores tornam a organização mais competitiva e flexível, buscando o sucesso da organização na nova economia. Uma das principaispreocupações de uma empresa é a lucratividade, e para alcançála as empresas procuram vender, seja: um serviço, um produto, e até uma idéia. Com a evolução da concorrência entre os ofertadores, evoluíram-se também as exigências dos clientes, forçando as empresas a usar ferramentas que a auxiliassem no atendimento às exigências do cliente. Pensando nisso, foi introduzido no mercado o conceito deBusiness Intelligence (BI) que significa Inteligência de Negócios. Pode-se constatar que uma empresa que faz uso de alguma ferramenta de BI se destaca das que não utilizam esse tipo de software. Pois um conjunto de dados bem tratados e geridos pode render grande vantagem competitiva para a empresa. Todo indivíduo que gerencia qualquer processo tem a necessidade de analisar os fatos relacionados aoseu dever de maneira que possa detectar tendências e tomar decisões eficientes no tempo correto. As ferramentas de BI são grandes aliadas, pois ajudam o indivíduo no processo de tomada de decisão, oferecendo dados mais precisos e de fácil visualização, podendo representar esses dados em tabelas e ou gráficos.

Este artigo se propõe a criação de um modelo de BI utilizando uma ferramentaopen-source chamada Pentaho. O objetivo é demonstrar as contribuições das ferramentas de BI para o aumento da segurança na tomada de decisão e para a rapidez e facilidade de visualização das informações. Este artigo está dividido da seguinte forma: na próxima seção é apresentada uma breve introdução ao Business Intelligence. Na seção 3 é feito uma descrição da ferramenta utilizada. Na seção 4 é descrito oprocesso de criação do modelo de BI, envolvendo todos os processos, desde a configuração da ferramenta de ETL até a visualização do cubo. Finalmente, a seção 5 traz as conclusões e trabalhos futuros.

2. Business Intelligence (BI)
O termo Business Intelligence (BI) é a união de todos os assuntos ligados à tomada de decisões, armazenamento de dados, publicação de informações, até a produção de“cubos” multidimensionais de dados. (LEME FILHO, 2004) Com a ferramenta BI é possível obter informações precisas de uma maneira flexível onde dá a possibilidade ao gestor construir análises da maneira que quiser, visualizando os dados de diversas formas e sob demanda, facilitando assim a tomada de decisão. Isso traz facilidade para as grandes empresas que cada vez mais precisam estar aptas a...
tracking img