Familia monoparental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2 O PROGRAMA 4
2.1 DADOS CADASTRAIS 5

3 FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA......................................................6
3.1 VISÃO POLITICA NASCIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL................................6
3.2 A FAMÍLIA MONOPARENTAL NO BRASIL 7

4CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

Quem é o assistente Social?

O assistente social é um profissional graduado em Serviço Social que desenvolve pesquisa, analisa e intervém na realidade social. Essa intervenção se dá junto a indivíduos, grupos, comunidadese diversas organizações sociais. Cabe a esse profissional a elaboração, implementação, execução e avaliação de serviços, programas, projetos e políticas sociais.

O que faz um assistente social?

Trabalha  através da investigação, diagnóstico, planejamento, intervenção  e avaliação das demandas da realidade social, propondo projetos de pesquisa e intervenção nesta realidade.Quais são os pré-requisitos?

Gostar de trabalhar com pessoas; interessar-se pela questão social; ter espírito investigativo e dinâmico; saber comunicar-se; não ter preconceitos; ter senso de justiça social.

Como é o mercado de trabalho

O assistente Social é um profissional liberal, que pode vincular-se a organizações públicas, privadas e não governamentais. O campo de atuaçãoestá situado em diferentes áreas da sociedade, tais como: assistência social, saúde, educação, empresas, sistema de justiça, meio ambiente, e outros. Entre as possíveis atividades deste profissional, destacam-se o atendimento direto ao usuário das políticas sociais, planejamento e gestão da área social, pesquisa, assessoria,  consultoria e docência no ensino superior.

Palavras Chaves…Assistentes Sociais Bem-Estar Social benefício Brasileira cidadania classe proletária concepção de mulher Corrupção Desigualdade de Gênero dignidade Dignidade humana direitos discriminação contra a mulher dossiê sobre a mulher brasileira Estado Estado brasileiro exclusão social Feminismo filantropia fome Governo história da mulher brasileira Igreja Católica igualdade de trabalho Lei Maria daPenha Loas moderno movimento feminista Mulher Mulheres Modernas Mulheres no Brasil Mulher moderna mulher vítima Papel da mulher Participação Política da mulher Programas Sociais prática profissional Questão Sociais Reflexão Seguro Social Serviço Social sociedade trabalhadores violência contra a mulher violência doméstica
INTRODUÇÃO

Não é preciso se aprofundar, para entender comoas famílias monoparentais têm dificuldades em suas funções. Vários fatores influem como: estar sob a responsabilidade de um só responsável, a economia, a educação, conciliar trabalho e atenção no lar.
Por isso é muito valioso o trabalho de prevenção no sentido de se reforçar com todos os instrumentos educativos, econômicos e jurídicos a família baseada no matrimônio.Cresce nos últimos anos o número de famílias cujo principal provedor é a mulher. Cabe assinalar a responsabilidade com o sustento econômico destas famílias por parte das mulheres, mesmo quando a principal renda vem da transferência de benefícios efetuados através de Programas de Renda Mínima, que adotam como critério a mulher como beneficiária em função do melhor uso do recurso em gastos com amanutenção da família, principalmente das crianças.
A instabilidade conjugal e a mudança na estrutura familiar têm provocado dificuldades nos setores mais empobrecidos da população, nas quais a mulher passa a acumular sozinha funções de provedora e de responsável exclusiva pela esfera da reprodução.
Segundo dados do PNAD – 1990 (Pesquisa Nacional por Amostragem de...
tracking img