Resenha do filme o mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercador de Veneza. Michael Radford. Cary Brokaw, Michael Cowan, Barry Navidi e Jason Piette. UK Film Council / Delux Productions / Navidi-Wilde Productions Ltd. / Dania Film / Aclight Films / Movision / Spice Factory Ltd. / Avenue Pictures Productions / 39 McLaren St. Sidney / Film Fund Luxembourg / Immagine e Cinema / Istituto Luce. 2004. 138minutos.
O Mercador de Veneza é uma obra,escrita pelo inglês William Shakespeare (1564-1616), classificada como comédia, que se passa na Veneza do século XVI, mas que no desenrolar da história acaba trasendo questões sobre discriminação, práticas religiosas, conflitos da época e de como estes eram resolvidos pela lei. Em fim, dos costumes atrelados a uma discussão em torno do que seria o mais justo para o tema abordado.
WilliamShakespeare é reconhecido como maior dramaturgo e poeta de todos os tempos. Compôs suas peças durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603) e de James I. Suas obras foram amplamente publicadas e traduzidas para as principais línguas do mundo.
Suas principais obras são: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisanenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada, A Tempestade, Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo, Hamlet, Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
Na obra aqui analisada, é exposta a tradição de uma época com características da intolerância religiosa e deleis ainda baseadas nos costumes, inclusive de princípios e leis rígidas impostas principalmente pelos preconceitos da sociedade cristã em relação ao povo judeu. Veneza é uma das cidades-estado mais liberais da Europa em 1596, contudo, judeus viviam isolados em guetos e eram bastante discriminados, permanecendo trancados ao anoitecer, e pelo dia, ao saírem, de acordo com a lei, obrigados a usar umgorro de cor vermelha o qual o identificava como da religião judaica. Também não podiam ter propriedades, então muitos deles ganhavam a vida como agiotas, o que não era permitido pela lei cristã sob o crime de usura. As autoridades venezianas fecham os olhos para o fato, no entanto há fanáticos religiosos que os perseguem. E é nesse contexto que acontece a trama até seu desfecho.
No filmeo jovem nobre Bassânio, que estava endividado por dilapidar suas posses, vê em um casamento com uma bela moça rica, chamada Pórcia, pela qual se apaixona, a chance de pagar suas dívidas com seus credores. O seu objetivo é viajar a Belmont e pedir a mão de Pórcia em casamento. Entretanto, precisava de algum capital para a viajem, por isso, conta seu plano ao seu amigo e um de seus maiores credores,Antônio, para o qual pede dinheiro, mas este não o tem em mãos. Em função disso, solicitam-o, por três messes, a um agiota judeu chamado Shylock. Este por sua vez, já possui desavenças com Antônio, mas aceita emprestar-lhes, contanto que no contrato estivesse que obteria uma libra de carne do próprio Antônio, caso não houvesse pagamento.
Antônio é um comerciante rico que possuía suariqueza em barcos espalhados pelo mundo. Estando certo de que conseguiria pagar a dívida a tempo, assina o contrato sem exitar.
Com isso, Bassânio viaja, obtém sucesso em sua empreitada em Belmont e se casa com Pórcia. Já em Veneza, Antônio está em perigo, pois seus barcos naufragam, impossibilitando-o de honrar o contrato. Ao passar os três meses combinados e a não ocorrência do pagamento,Shylock exige a libra de carne de Antônio de forma irrefutável. Este teme pela sua vida e avisa a Bassânio, que ao saber, retorna para Veneza.
A discussão vai para o tribunal, e a partir daí, ocorre uma reviravolta na tragédia que estava para ocorrer. Pórcia se disfarça de juiz e viaja a Veneza para defender Antônio, e assim o faz, tanto, que Shylock desiste da execução do contrato.
Com...
tracking img