Falhas de mercado e governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falhas de Mercado e de Governo

Pelo fato de o sistema capitalista ser, hoje, vigorante na grande maioria dos países, qualquer governo tem como principal função manter o bom funcionamento daeconomia. Não há possibilidade de existir um Estado mínimo; tampouco deve existir intervenção excessiva ou impensada por parte desse Estado.
Há diversas situações que exigem interferência governamental.O mercado não apresenta aquilo que se chama de “concorrência perfeita”, que gera problemas e soluções em sequência, sendo suficiente para o seu pleno funcionamento a própria autorregulação gerada pelarelação entre oferta e demanda. As chamadas “falhas de mercado”, que consistem em algum tipo de desequilíbrio entre comprador e vendedor, são as responsáveis pela não-existência desse mercadoautossuficiente.
Suponha que uma seguradora, ao estabelecer preços para seus serviços, o faz baseando-se num perfil de consumidor geral; nesse caso, apenas o próprio indivíduo que vai contratá-la conhecesua situação. Desse modo, ele pode ser um cliente vantajoso ou prejudicial à empresa, dependendo dos serviços que irá requerer; se for um seguro de vida, aqueles que apresentam quadro clínico maisdesfavorável serão subsidiados por aqueles que se encontram com a saúde intacta. É uma situação de assimetria de informações, conhecida falha de mercado. Ela exige que o governo tome atitudes como amelhoria do sistema público de saúde ou a apuração das informações a respeito das próprias condições da população. Cada falha demanda uma ação governamental específica; é crucial que haja essainterferência, em prol da economia.
No entanto, existe o risco de a intervenção estatal causar mais problemas do que soluciona, o que faz com que o bem-estar geral sofra impacto. Tome-se como exemplo astransações comerciais realizadas por funcionários públicos, com o objetivo de favorecer a população. Uma vez que esse funcionário não estará – de modo direto – gastando o próprio dinheiro ou colhendo os...
tracking img