Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bens de capital = São os bens que servem para produzir outros bens.
Exemplo: uma máquina de costura, ou seja, máquinas e equipamentos que são utilizados para fabricar outros bens.
Bens substitutivos = São bens que interferem na demanda de um produto por parte do consumidor. Assim, quanto mais substitutos houver para um bem e/ou serviço, mais opções o consumidor terá a sua disposição paradecidir sobre a sua demanda. Neste caso, pequenas variações em seu preço, para cima.
Exemplo: farão com que o consumidor passe a adquirir mais de seu produto substituto, provocando queda em sua demanda maior do que a variação do preço.
Capital humano = São o conhecimento e as habilidades que os trabalhadores adquirem por meio da educação, do treinamento e da experiência.
Exemplo: investimentos doindivíduo em aquisição de conhecimentos e que a qualquer momento reverti em benefícios econômicos para o próprio indivíduo, 
na posse de melhores empregos e vantagens na aquisição de novas aprendizagens para o mercado de trabalho.
Correlação = É a relação mútua entre dois termos.  Matematicamente é a medida padronizada da relação entre duas variáveis.
Exemplo: Duas variáveis que estãoperfeitamente correlacionadas positivamente (?=1) movem-se essencialmente em perfeita proporção na mesma direção, enquanto dois conjuntos que estão perfeitamente correlacionados negativamente (?=-1) movem-se em perfeita proporção em direções opostas.
Demografia = A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objetivo de estudo engloba as dimensões,estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento.
Exemplo: A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ou um grupo específico, definido por critérios como a educação, a nacionalidade, religião e pertença étnica.
Efeitos demográficos = são resultados ouações que acontecem com a população humana, da sua estrutura, da sua evolução e dos seus caracteres gerais, encarados principalmente do ponto de vista quantitativo.
Exemplo: como o Japão por exemplo, existe muitas pessoas para uma área muito pequena, um dos fatores de ocorrer isso é a economia deles.
Eficiência e eficácia = Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certa acoisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência.
Exemplo: vendo uma sala quaseinundada, uma empregada rapidamente pegou um balde e panos de chão e, desdobrando em esforços, empenhou-se em recolher a água. Ela foi eficiente, fez certa a coisa (recolher a água), mas não foi eficaz, não fez a coisa certa (antes de tudo, fechar a torneira).
Externalidades = (ou efeitos sobre o exterior) são atividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, quetêm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de impedi-lo e sem que tenham a obrigação de pagá-los ou o direito de ser indenizados.
Exemplo: negativo – a poluição emitida por uma fábrica que afeta a saúde dos moradores da região. Positivo - aumento de fregueses de um shopping decorrente da propaganda realizada por consumidores satisfeitos.
Mercado decapitais = O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores
mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
Exemplo: bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Mercado de produtos = Mercado de produto é um mercado com oferta de um grupo de produtos ou serviços a serem utilizados por...
tracking img