Embriologia 27/03
Vamos mudar o foco, vamos sair dos nervos, vamos passar para o aparelho branquial também chamado aparelho faríngeo, que é uma estrutura embrionária transitória relacionada comformação de face e de pescoço. Vou ter que remeter umas coisas do sistema nervoso até porque a crista neural contribui bastante aqui. Mas já vamos mudar o enfoque e fica um pouquinho mais ‘facinho’ pravocês.
Como a estrutura é uma região transitória que só aparece ate a quarta semana, finalzinho da quarta semana talvez fique um pouco abstrato pra vocês, talvez aí encontrem dificuldade.Concentrem-se na figura.

(mostrando figura) Aqui a cabecinha de um embrião que está virado pra lá. O que seria isso aqui? O olho. Aqui, nessa parte ventral vemos esses gominhos. Esses sãos os arcos braquiaisque são as principais estruturas do aparelho braquial. É o que conseguimos enxergar logo de cara, você olha ali e vê esses gominhos. É o que acaba caracterizando morfologicamente o aparelho braquiale o faríngeo. Esses são os arcos; os arcos braquiais que são esses gominhos na superfície. Repare que entre eles tem um espaço que os separa. Esses espaços são chamados de sulcos ou fendas; faríngeasou branquiais.
Então por fora, na superfície externa, o que conseguimos ver do aparelho faríngeo/branquial é isso: os arcos branquiais, que são grandinhos; os gominhos e os sulcos.
Se eu cortaresses embrião e olhar isso por dentro, aquele corte (na figura o do lado direito), um corte na altura da boca. A boquinha está escondidinha aqui atrás, mas é corte feito a partir da boca passando aquitá? Um corte que saiu assim. (quadro) Pegou uma fatia aqui. Um corte em diagonal e pegou uma fatia aqui deixando somente essa parte relacionada à parte dos arcos, e é isso que a gente tá vendo aqui: oassoalho da boquinha. A boca tá ali o corte pegou assim. Essa parte de cima foi tirada do desenho. Então imagina: (quadro) vou tirar a fatia aqui e vou olhar assim, então vou ver o assoalho da boca... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Embriologia arcos branquiais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Arcos-Branquiais/692629.html

MLA

"Embriologia arcos branquiais" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Arcos-Branquiais/692629.html>.

MLA 7

"Embriologia arcos branquiais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Arcos-Branquiais/692629.html>.

CHICAGO

"Embriologia arcos branquiais." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Arcos-Branquiais/692629.html.