Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise dos elementos que causam a evasão escolar, refletindo sobre o trabalho educativo e a importância da prática pedagógica na escola municipal a definir.
1. INTRODUÇÃO
Observando osistema educacional, internacional, é diagnosticada que a falta de acesso à escola, a evasão e a repetência instituem três grandes problemas enfrentados por esse sistema na atualidade. Com foco nasprimeiras séries do Ensino Fundamental dos diversos países, principalmente nos menos desenvolvidos.
No Brasil, o problema do acesso à escola, no Ensino Fundamental, está em vias de sersolucionado. Em 2006 a taxa de escolarização para as crianças de 7 a 14 anos correspondeu a aproximadamente 98% (PNAD, 2006). Entretanto, o país ainda tem taxas de repetência e evasão que estão entreas mais altas do mundo.
Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o Ensino Fundamental, é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidades dasfamílias e do Estado garantir a eles uma educação integral. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) e o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA, BRASIL, 1991), um númeroelevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar, fere os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponhapara garantir a permanência dos alunos na escola.
Esse trabalho teve a ênfase na evasão escolar, cuja taxa nacional equivaleu a 6.8% em 2009, segundo o MEC. A suposição é que alunos combaixo nível socioeconômico possuem maior probabilidade de evadir do sistema escolar, uma vez que precisam entrar na força de trabalho mais precocemente para complementar a renda domiciliar
Oprincipal objetivo do estudo foi analisar os elementos que causam a evasão escolar, refletindo sobre o trabalho educativo e a importância da prática pedagógica na escola municipal a definir.
tracking img