Extrofia vesical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CENAP
TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Iara Rosane Guimara
Marielle Passos Silva
Nataly Jenifer de Jesus
Rafaela de Oliveira


EXTROFIA VESICAL

CASCAVEL
2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CENAP
TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Iara Rosane Guimara
Marielle Passos Silva
Nataly Jenifer de Jesus
Rafaela de Oliveira

EXTROFIA VESICAL

Atividade referente àdisciplina de Pediatria, apresentada ao Curso Técnico em Enfermagem, turma Enfermagem 01, ofertado pelo Centro de Educação Profissional – CENAP, como requisito parcial de avaliação do Módulo III de 2012.
Professora: Tamiris

CASCAVEL
2012
EXTROFIA VESICAL
Extrofia vesical ou extrofia de bexiga é um raro defeito congênito, uma má formação, da bexiga e da uretra na qual a bexiga fica expostapara fora do abdome. Esta malformação envolve não somente os aparelhos urinário e genital, como também com muita freqüência compromete as estruturas musculoesqueléticas da parede abdominal inferior e pelve e ocasionalmente afeta o aparelho gastrintestinal terminal. Além disso, acarreta sérios problemas emocionais para o paciente e seus familiares.

Figura A – Em rosa, o que falta na extrofiavesical
Figura B – Conseqüência desta aplasia – a parede vesical posterior está exposta e a uretra também.
Em cada trinta mil a cinqüenta mil nascidos vivos um bebê nasce com extrofia vesical; e ocorre mais frequentemente no sexo masculino, numa proporção de dois para um.
Registrada pela primeira vez na Babilônia, em 2 mil a.C. suas causas ainda não são totalmente explicadas. A extrofia de bexiga nãoé hereditária, mas tende a ocorrer em crianças de mães jovens. Sabe-se o momento em que ocorre a extrofia, mas não a causa.
O problema se inicia em torno de 4-10 semanas de gestação, quando vários órgãos, tecidos e músculos começam a ser formados. Acredita-se que a extrofia é resultante de problemas durante o desenvolvimento do embrião, ou, em uma segunda teoria, propõe-se que a falha naformação derive da incapacidade de certos tecidos conectivos se unirem, ou às vezes se formarem, impedindo então seu adentramento à parte interna do corpo.
A extrofia vesical pode ser diagnosticada por ultra-sonografia pré-natal e observada no nascimento, pela visão da bexiga que não é coberta pela parede abdominal.
Desordens associadas à extrofia vesical:
EPISPÁDIA
A porção final da uretra nestecaso não se forma completamente. Em meninos o pênis é achatado, curto, curvado e direcionado para o abdome, com a uretra abrindo-se para a superfície superior do pênis. Em meninas, a uretra se abre na região do clitóris duplicado e os lábios menores.

REFLUXO VESICO-URETRAL
A urina é produzida pelos rins, desce por tubos chamados de ureteres e é armazenada na bexiga. Normalmente a urina viaja emuma única direção: da bexiga para a uretra e para fora do corpo. Refluxo é a condição em que a urina retorna da bexiga para os rins. O refluxo se torna sério quando a urina que volta para os rins está infectada, o que pode lesá-los, havendo perda da função renal. Muitas crianças crescem com o refluxo sem apresentar maiores problemas, entretanto outras necessitam cirurgia reparadora. Algumascrianças são mantidas diariamente com antibióticos em baixa dosagem por um período de tempo.

DIÁSTASE PÚBICA
Separação dos ossos púbicos, a qual não permite que a bexiga permaneça dentro do corpo.

BAIXA CAPACIDADE DA BEXIGA
Todas as bexigas extróficas são pequenas ao nascimento, algumas menores que outras. O tanto que a bexiga irá crescer no futuro não pode ser dimensionado.
O fechamentobem sucedido da bexiga e abdome e a correção da epispádia oferecem condições para que a bexiga aumente sua capacidade. De 20 à 25% dos pacientes com extrofia vesical serão submetidos à ampliação vesical.
ALTERAÇÃO DO ESFÍNCTER URETRAL
O esfíncter uretral na extrofia não circunda toda a uretra resultando em incontinência urinária.

Características do paciente com extrofia vesical:
- Ambos...
tracking img