Sistema Urgonenital

2585 palavras 11 páginas
Embriologicamente, o sistema urinário (excretor) e o sistema genital (reprodutivo) estão intimamente relacionados, originando-se do mesoderma intermediário. (MOORE e PERSAUD, 2008, p.170)
Na fase embrionária, durante o dobramento do embrião, ocorre a deslocação ventral do mesoderma intermediário e a perda de sua ligação com os somitos. De cada lado da aorta dorsal surge uma crista urogenital (elevação longitudinal do mesoderma) dando origem a partes dos dois sistemas: cordão nefrogênico dando origem ao sistema urinário e a crista gonadal dando origem ao sistema genital.
DESENVOLVIMENTO DOS RINS E URETERES
O sistema urinário envolve na sua formação três tipos de rins: pronefro, mesonefro e metanefro.
Pronefro: aparece no início da quarta semana de gestação e é caracterizado por apresentar poucas células na região cervical, formando nefrótomos, que são as unidades excretoras. É um rim não funcionante que logo se degenera. No entanto, alguns nefrótomos persistem e são utilizados pelo próximo conjunto de rins.
Mesonefro: surge no fim da quarta semana de gestação, situado caudalmente ao pronefro, na região torácica e lombar superior, permanecendo funcionante até o desenvolvimento dos rins permanentes. No final da fase embrionária o mesonefro já desapareceu, exceto o seu ducto mesonéfrico e alguns túbulos mesonéfricos que continuam sendo como ductos genitais no sexo masculino e como resquícios vestigiais no sexo feminino.
Metanefro: inicia o seu desenvolvimento no começo da quinta semana e funciona quatro semanas mais tarde; está situado na região sacral.
Os rins permanentes (metanefros) se desenvolvem de duas maneiras:
1. Divertículo metanéfrico (broto uretérico): onde o divertículo metanéfrico é uma evaginação do ducto mesonéfrico, próximo a cloaca e, é o princípio da uretra, da pelve renal, dos cálices e dos túbulos coletores. O divertículo metanéfrico vai se alongando à medida que penetra no blastema metanefrogênico (massa de células que formam os

Relacionados