Extrofia vesical - cuidados de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTROFIA VESICAL

A palavra Extrofia é derivado da palavra grega ekstriphein , que literalmente significa "virar do avesso". Extrofia vesical ou comumente chamada de extrofia da bexiga trata-se uma malformação congênita da bexiga e suas estruturas relacionadas, onde estas são virados do avesso (protrusão). A pele da parede abdominal inferior, que normalmente cobre a bexiga, também não é formadacorretamente e é separada, expondo o interior da bexiga para o mundo externo. Acontece devido à uma falha de crescimento embrionário que começa no início da gestação, onde o embrião ainda está com 4mm e leva a uma ruptura prematura da membrana cloacal.  Dependendo do tamanho do defeito e do estágio de desenvolvimento que ocorre irá gerar uma extrofia vesical, extrofia cloacal ou epispádias. Estasvariações de patologias podem ocorrer separada ou simultaneamente.

Manifestações clínicas
Embora seja uma condição física rara, ocorrendo entre cerca de 10.000 a 40.000 nascimentos, numa relação de 1,5 a 2,3/1 entre o sexo masculino e feminino.
As alterações anatômicas são diversas:
1) Sistema músculo-esquelético: a pelve possui uma abertura maior que a habitual contribuindo para a redução dotamanho do pênis e o característico “andar de pato” das crianças, o qual será eliminado com o passar do tempo.
2) Cicatriz umbilical: por conta da bexiga nascer para fora da parede abdominal as crianças com extrofia deverão ter uma reconstrução do orifício do umbigo.
3) Hérnia: a maioria das crianças nascidas com extrofia apresenta uma hérnia na região da virilha (inguinal), que deve sercorrigida preferencialmente durante a reconstrução vesical.
4) Anomalias anorretais: em alguns casos é possível observar o estreitamento do canal ou orifício retal (estenose anorretal) que pode requerer dilatação obtida por intermédio de cirurgias.
5) Genitália masculina: a condição óssea faz com que os corpos cavernosos fiquem separados e o pênis pareça menor. Assim o pênis tem uma aparênciaachatada e, em alguns casos, pode vir grudado ao abdome. Os testículos parecem estar fora da bolsa escrotal (criptoquirdia), mas na maioria dos casos são móveis devendo voltar à bolsa escrotal com o tempo.
6) Genitália feminina: a abertura da uretra fica localizada entre um clitóris e dividido em duas metades iguais e os pequenos lábios os quais, quando aproximadas durante a reconstrução, tendema ter resultados estéticos bastante satisfatórios. É comum que haja um estreitamento do canal vaginal alem do habitual, necessitando de exercícios de dilatação ou cirurgia para permitir a passagem do fluxo menstrual e o ato sexual. Não é incomum, entretanto, o prolapso uterino (literalmente, a queda do útero para fora da vagina) em mulheres extróficas grávidas. Todavia, isto já é bem controladopor procedimentos médicos atuais.
7) Sistema urinário: há alguns estudos que apontam para a presença de irregularidades na estrutura dos tecidos da mucosa da bexiga, o que sugerem maior vulneralibilidade ao câncer na vida adulta, mas a principal característica é a possibilidade de haver refluxo de urina da bexiga reconstruída para os ureteres, podendo comprometer os rins. No caso, aconselha-se oimplante de ureteres a partir de técnicas anti-refluxo.
O diagnóstico de extrofia vesical pode ser sugerido já na ultrassonografia pré-natal. Em muitos fetos, uma bexiga distendida se enche e se esvazia pode ser vista na ultrassonografia. Já numa criança com extrofia vesical, não é possível vermos a bexiga e este se torna o fator decisivo para a elaboração do diagnóstico.

Tratamento
A extrofiavesical requer intervenções cirúrgicas que são tecnicamente denominadas “reconstrução”. Os objetivos destas reconstruções são basicamente dois: correção anatômica e alcance das funções típicas dos órgãos envolvidos. Os processos e objetivos da reconstrução, embora variem, incluem primeiramente, uma equipe treinada e um hospital equipado para realizar os procedimentos assim descritos:
1)...
tracking img