Extreme programming - xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Projetos

Extreme Programming

Felipe Pinto da Silva

Desenvolvimento de Sistemas – QI Escolas e Faculdades (FAQI)
Dorival Cândido – Gravataí – RS – Brasil

felipesilva1986@terra.com.br


Abstract. This article will be demonstrated the characteristics of Extreme Programming, origin, roles, and the whole work and to ensure customer satisfaction in the delivery ofsoftware, use of iterations and increments gradual, and how to generate a functional system in less time.


Resumo. Neste artigo serão demonstradas as características do Extreme Programming, a origem, os papéis, e todo o conjunto de trabalho, como garantir a satisfação do cliente na entrega do software, uso das iterações e incrementos paulatinos, e como gerar um sistema funcional em menos tempo.1. Introdução


Segundo LARMAN, Craig (2004). Pesquisas apontam que a recomendação na década de 60 e 70 era aplicar o ciclo de vida em cascata composto de análise, design, implementação, teste, implantação, manutenção. Ela está fortemente associada a altas taxas de falhas, menor produtividade e maiores taxas de defeitos. Na média, 45% das características nos requisitos em cascata nuncasão usados e os cronogramas e orçamentos iniciais em cascata, variam até 400% do que ocorre na realidade, ou seja, era baseada em especulação e boato. Surgem então as práticas iterativas e evolutivas apoiadas por estudos que comprovam que são menos propensas a falhas, melhoram a produtividade e menor taxa de defeitos. O desenvolvimento iterativo é organizado em uma série de mini-projetos curtos, deduração fixa chamada iteração; o produto de cada um é um sistema parcial, executável, testável e entregável.

Os métodos ágeis aplicam desenvolvimento iterativo e melhoram a adaptação às mudanças dos requisitos durante o desenvolvimento. Em 2001 um grupo em prol das práticas ágeis elaborou o manifesto ágil com alguns princípios. Segundo MATHEUS MULLER, Elias (2004) apud AMBLER, Scott (2004).Esses princípios formam os alicerces de bom senso nos quais você pode basear seu trabalho de desenvolvimento de software bem sucedido. Dentre os métodos ágeis destacam-se a Extremme Programming (XP) que é o método ágil mais utilizado atualmente, possui diversos projetos em andamento que utilizam seus princípios e práticas, inclusive no Brasil.

Neste artigo será demonstrado: a origem do XP seção2, na seção 3 o que é XP, seção 4 as características, seção 5 o conjunto de trabalho do XP.

2. Origem


Suas origens estão na comunidade Smalltalk no final dos anos 80, pessoas como Kent Beck e Ward Cunningham personalizaram e evoluíram a Extreme Programming ao longo de vários projetos que participaram. O primeiro uso desta metodologia ocorreu num projeto liderado por Kent na Chrysler no anode 1996.

3. Extreme Programming (XP)


Segundo BECK, Ken (2004), XP é uma metodologia ágil para equipes médias e pequenas, onde os requisitos para o desenvolvimento de software são vagos e em constantes mudanças.

Segundo MANHÃES TELES, Vinícius (2004). O XP é um processo de desenvolvimento que busca assegurar que o cliente receba o máximo de valor de cada dia de trabalho da equipe dedesenvolvimento. Ele é organizado em torno de um conjunto de valores e práticas que atuam de forma harmônica e coesa para assegurar que o cliente sempre receba um alto retorno do investimento em software.

4. Características do XP


As práticas do XP compreendem alguns conceitos fundamentais. Esses conceitos ou características podem ser acompanhados na Fig.1. e serão explicados futuramente.[pic]

Fig.1 Práticas do XP adaptado de Extreme Programming, Novatec 2004.


5. Framework XP


XP possui três frameworks: os valores, as práticas e os papéis.

5.1 Valores


De acordo com BECK, Kent (2004),  os seus principais valores são: comunicação, feedback, simplicidade e coragem.

5.1.1 Comunicação


Segundo DALL’OGLIO, Pablo (2006). Uma considerável quantidade de...
tracking img