Metodologia xp (extreme programming)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia XP (Extreme Programming)

Matheus Gabriel, Roger Moreira, Guilherme Jordão


Analise Desenvolvimento de Sistemas - FATEC AMERICANA (FATEC-AM)
Caixa Postal 13.469 – 111 – Americana – SP – Brasil



Abstract. This article aims to provide a sense of what the methodology Extreme Programming or XP is, its principles and foundations, saying in which cases its use is recommended.Founded in 1996 by Kent Beck, through a project called C3 at Chrysler, had its first book talking about the methodology, released three years after its inception, by himself.
Basically the function of this methodology is to develop the software in parts, and to ask for the validation of these to the client, which agreeing with the developed part allows the project to be continued. This way thecustomer can adapt to the system slowly and if something does not comply it will be easier to be modified to the user's preference.

Resumo. Este artigo tem como finalidade dar uma noção do que é a metodologia XP ou Extreme Programming, seus princípios e fundamentos, dizendo em quais casos seu uso é recomendado.
Criada em 1996 por Kent Beck, através de um projeto denominado C3 na Chrysler, teveseu primeiro livro falando sobre a metodologia, lançado três anos após seu início, por ele mesmo.
Basicamente a função desta metodologia é desenvolver o software por partes, e pedir a validação dessas para o cliente, que concordando com a parte desenvolvida permite que o projeto tenha continuidade. Assim sendo o cliente pode ir se adaptando ao sistema aos poucos e caso algo não esteja de acordoserá mais fácil de ser modificado para a preferência do usuário.


1. Variáveis de controle do XP


As variáveis de controle da metodologia XP são as de quase todos os projetos. Tendo em mente que o equilíbrio delas é essencial, tanto para evitar desperdício quanto a falta, todos os envolvidos com o projeto poderão fazer aquilo que foram designados á fazer sem que haja surpresas no finaldo projeto.


• Custo
• Prazo
• Qualidade
• Escopo
Estas são as principais variáveis, portanto vamos dar suas devidas métricas.



1. Dinheiro em excesso gera mais problemas do que resolve. Por outro lado, pouca verba condena qualquer projeto.



2. Quanto mais tempo é dado ao projeto maior sua qualidade e seu escopo, no entanto seeste prazo for muito grande, o projeto pode acumular erros aumentando seu risco.



3. A qualidade pode ser menor para dar mais tempo e diminuir os custos, no entanto o resultado final será negativo tanto para os profissionais envolvidos quanto para o negocio informatizado.



4. Quanto menor o escopo maior a chance de se alcançar uma alta qualidade de baixo custo, mas que sejaentregue algo mensurável e de valor para o financiador do projeto.








2. Valores do XP


Seus valores são:
• Comunicação.
• Simplicidade.
• Feedback.
• Coragem.
• Respeito.



1. Comunicação
A comunicação de equipe como um todo na metodologia XP é essencial, pois a falta desta pode aumentar os riscosno projeto. A metodologia faz com que se trabalhe em pares, fazem jogos de planejamento, testes e exige a freqüentemente presença do cliente.


2. Simplicidade
A idéia de se criar aplicativos ou funcionalidades fora do escopo não são encorajada nesta metodologia, uma vez que este se destaca por usa agilidade e flexibilidade, não querendo inovar apenas cumprindo seu devido propósito.3. Feedback
O feedback é fundamental para que o programador não saia do planejado, assim sendo a cada parte concluída testes são realizados a fim de corrigir alguns possíveis erros, e prazos e velocidade são determinados para a futura interação.


4. Coragem
A coragem aqui requerida é para empreender mudanças, pedir ajuda quando encontrar problemas, ser honesto com o cliente...
tracking img