Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Categoria de Assunto INFORMÁTICA – ENGENHARIA DE SOFTWARE Título

Metodologias Ágeis – Extreme Programming e o Tratamento de Requisitos
Autores Carlos Renato Rocha Bueno, 26, é analista de sistemas com 8 anos de experiência em desenvolvimento de Softwares na GTCON, ATT/PS e Commitment Informática. Cursa o 4º semestre de Tecnologia em Informática no Centro Universitário Radial, onde éintegrante do Programa de Iniciação Científica. cbueno_sp@yahoo.com.br Regina Sélia de Almeida Rodrigues Bueno, 27, é analista de sistemas com 7 anos de experiência em desenvolvimento de Softwares na IBM, Hospital Sírio Libanês e Network1. Cursa o 4º semestre de Tecnologia em Informática no Centro Universitário Radial, onde é integrante do Programa de Iniciação Científica. rselia@bol.com.br Paulo SergioBorba, 39, é mestre em Engenharia da Computação com ênfase em Engenharia de Software pelo IPT da USP. Gerente de Projetos de Software na Alcoa Alumínio, Banco AGF e Banco Itaú. Professor da FIAP e do Centro Universitário Radial, onde coordena os cursos de graduação tecnológica de Informática e conduz dois projetos de iniciação científica. profborba@yahoo.com.br. Este artigo foi gerado a partir doPrograma de Iniciação Científica (PIC) da UniRadial, sob o título: “Um Processo de Desenvolvimento de Software facilmente aplicável”

Resumo Extreme Programming é uma metodologia ágil que veio para resolver os problemas de desenvolvimento de software existentes nas metodologia s tradicionais, tais como a dificuldade no gerenciamento de mudanças e o tempo gasto com documentação extensa. A ExtremeProgramming possui uma forma particular de tratar com requisitos de software e possui um conjunto de práticas, muitas vezes contestadas, mas que se aplicadas em conjunto podem trazer grandes resultados.

Palavras-chave: Extreme Programming, XP, Metodologia Ágil, Desenvolvimento de Software, Requisitos de software

Abstract: Extreme Programming is a agile methodology emerged to solve existentsoftware development problems with traditional methodologies, like problems in changing management and a lot of time expent with large documentation. The Extreme Programming holds a particular way to deal with software requirements and a whole of practices, sometimes controversy, but if applied a whole, can produce good results.

Key-Words: Extreme Programming, XP, Agile Methodology, softwaredevelopment, software requirements

1. Introdução
Uma das novas propostas para minimizar os atuais problemas com o desenvolvimento de software é o Extreme Programming, uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em práticas que visam aumentar a eficiência da equipe dentro de um projeto. A Extreme Programming é a mais famosa entre as metodologias ágeis e busca produzir software com maisqualidade e com custo e prazos previsíveis. A Extreme Programming tem a proposta de focar mais em pessoas do que nos processos de desenvolvimento. Gasta menos tempo com documentação e mais com resolução de problemas.

2. Extreme Programming – Processo de Desenvolvimento
A Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil mais adequada para equipes pequenas e médias que desenvolvem softwarebaseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. Dentro dos ciclos de vida de desenvolvimento de software, a Extreme Programming é um processo ultra-iterativo incremental, conforme demonstrado na figura 1, onde o ciclo da XP está comparado ao tradicional processo Cascata e ao processo Espiral/Iterativo.

Figura 1 - Comparação de Ciclo de Desenvolvimento Cascata x Iterativo x XP (baseado emBeck 1999)

Os processos iterativos, como o Processo Unificado, propõem várias entregas de software para o cliente durante o ciclo de desenvolvimento. A Extreme Programming potencializa isto, dividindo estas entregas em pacotes ainda menores para que o cliente faça sua avaliação e realimente a equipe de desenvolvimento com suas impressões.

O primeiro projeto a usar Extreme Programming foi...
tracking img